Atenção! Campanha de esclarecimento e prevenção a “Leishmaniose Viceral” de 07 a 11 de agosto

0

Você sabe o que é Leishmaniose Visceral?  Não? A Secretaria de Saúde está com uma Campanha para esclarecimento e prevenção contra essa doença. A Campanha teve início nesta segunda-feira (07) e irá até 11 de agosto, esclarecendo todas as dúvidas da população. Leishmaniose Visceral é uma doença grave, que pode acometer homens, cães, e outros animais. A Leishmaniose é uma doença que é considerada uma zoonose (Doença transmitida do animal para o Ser Humano). e que, se não tratada, pode levar a morte. Essa enfermidade é transmitida através da picada de uma fêmea de um mosquito hematófago (alimenta-se de sangue) chamado Feblótomo, ou também apelidado de “Birigui” ou “Mosquito Palha” infectado.

picada

Os sintomas da doença no homem são febre por período prolongado, emagrecimento, aumento do baço e fraqueza, aparecendo esses sintomas, procure imediatamente atendimento médico.

leishmaniose não é transmitida para os gatos, porém entre os animais domésticos, os cães são os mais acometidos por essa moléstia, que, no caso dos cães, é denominada pelos profissionais de Leishmaniose Visceral Canina. Essa patologia não é transmitida por contato direto, e sim, quando um mosquito infectado, pica um animal sadio.

O cão não é um transmissor da doença  e sim  um hospedeiro da doença, assim como o Ser Humano. 

ciclo

Os sintomas no cão são emagrecimento, aumento do baço, vômitos, fraqueza, queda de pelos crescimentos das unhas, feridas no focinho, orelhas e patas.

O tratamento para a Leishmaniose Visceral Canina é a terapia medicamentosa no animal, porém, muitos tutores ainda não conhecem. O mais indicado, caso seu cão esteja com a suspeita de Leishmaniose é leva-lo o mais rápido possível para um médico veterinário para que seja feito o diagnóstico através de exames. Evite o máximo a Eutanásia, pois hoje em dia, já existe a cura e a prevenção da Leishmaniose.

cachorro-veterinario-consulta-vet-e1500388566528

Algumas dicas de como podemos evitar a proliferação do mosquito “palha” e prevenir a doença é manter o jardim sempre limpo, podar árvores  recolher galhos cortados, folhas, folhagem, frutos apodrecidos e fezes de animais dando destino adequado a cada um, de modo que o sol possa entrar e evitar a umidade do solo que é propício a proliferação do mosquito “palha”.

cão criança

Se você ama sua família e seu cãozinho, mantenha seu quintal limpo, evitando assim que eles  sejam infectados.

 

Share.

Leave A Reply