Ministro dos Transportes visita Lorena e confirma para maio fim das obras e liberação da BR-459

O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, esteve em Lorena nesta sexta-feira, 19, para vistoriar o início das obras de recuperação de dois trechos da BR-459, localizados entre os quilômetros 26,8 e 3, afetados pelas chuvas que atingiram a região no mês de janeiro.

Acompanhado de uma grande comitiva, do prefeito de Lorena, Fábio Marcondes, e dos vereadores Tão, Belo e Luizão, o Ministro fez uma primeira parada para visualizar os trabalhos que começaram a ser realizados na ponte que passa sobre a linha férrea.

As obras começaram nesta semana, a partir de um contrato emergencial realizado pelo DNIT, e estão orçadas em quase R$3 milhões. Em seguida, ele dirigiu-se à ponte da USP, que também está interditada por conta de problemas estruturais.

” Uma rodovia importante do nosso país, a BR-459, que liga os estado de Minas e São Paulo não pode ficar bloqueada. Por isso, estamos trabalhando arduamente para resolver o problema”, afirma o ministro.

O prefeito Fábio Marcondes explicou ao ministro que, por conta da interdição, a cidade enfrenta problemas, já que o tráfego é desviado para dentro de Lorena, causando diversos transtornos. O ministro chegou a pedir ao superintendente do DNIT em São Paulo, Roberto Menezes Ravagnani, para que fosse acelerado o processo para liberação da rodovia, mesmo que apenas para veículos de passeio. Na oportunidade, o superintendente falou dos problemas estruturais existentes e da dificuldade de solução.

“É uma situação emergencial e esse procedimento é feito em cima de um estudo preliminar. Hoje, o DNIT pode afirmar que a rodovia estará 100% restabelecida até o final de maio, porém, durante a intervenção da empresa é possível que seja encontrada uma solução que antecipe  a liberação de meia pista “, disse o superintendente.

O prefeito Fábio Marcondes mostrou-se satisfeito com a visita do ministro, que pôde ver, in loco, a dificuldade enfrentada por conta da interdição da estrada. Para o chefe do executivo, o mais importante da vista foi a definição de um prazo para o final da obra.

” A visita foi muito significativa. O ministro conseguiu mensurar o tamanho do problema e, mais do que isso, deu um prazo, de conclusão para as obras. É mais uma demonstração de que queremos resolver o problema o mais rápido possível.  A interdição tem trazido transtornos aos motoristas e moradores de Lorena, Piquete e Itajubá”, ressaltou Fábio.

Na ocasião, o prefeito explanou a necessidade da implantação de uma balança para limitar o excesso de peso na rodovia. Em resposta, o superintendente do DNT afirmou que já há um projeto para a implantação da limitação de peso, porém, isso só deve ocorrer somente após a liberação total da BR-459.

DSC_0266 DSC_0424 DSC_0443 DSC_0348