Parque Ecológico do Taboão, em Lorena/SP

O Parque Ecológico do Taboão é um dos lugares mais encantadores do município próximo à natureza, para se visitar, descansar e aproveitar. Pode-se ir com a família, amigos ou grupos escolares, tanto para uma atividade específica ou apenas para lazer. São mais de 80 hectares de uma área de proteção, preservação ambiental, lazer e disseminação da cultura regional. Em 2014, a área, localizada na Barragem de Regularização do Ribeirão Taboão, foi cedida à Prefeitura Municipal pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Importante destacar que, além da beleza própria, conta com estrutura para trilhas, tanto para pedestres como ciclistas, viveiro, área de descanso e recreação, área para alimentação e mirante para a contemplação da natureza. Vale a pena conhecer a Casa Sede, onde se encontra uma sala destinada à educação ambiental, biblioteca com acervo ambiental e Museu de História.

Outro destaque: o Parque Ecológico do Taboão é um centro de referência na área de pesquisa ambiental e lazer do Estado de São Paulo. O espaço prioriza a preservação da mata, com o plantio de árvores nativas da região, entre as quais estão várias espécies frutíferas, plantadas nas matas ciliares para consumo da fauna local, além de árvores adequadas para plantio em áreas urbanas. Em uma área de 276m², são cultivadas mudas, com a expectativa de produção de 100 mil unidades por ano.

Atrativo: Parque Ecológico do Taboão
Segmento Turístico: Ambiental