Catedral de Nossa Senhora da Piedade, no Centro de Lorena/SP

Nos idos de 1700, o início do povoamento da cidade de Lorena se deu em torno de uma capela.

A Catedral de Nossa Senhora da Piedade, santa padroeira de Lorena, foi erguida posteriormente, em 1890, pelo escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo. O arquiteto, muito famoso na época, projetou grandes construções, como o Teatro Municipal de São Paulo e o Mercado Municipal de São Paulo.

Uma curiosidade sobre a igreja é que ela foi construída de “costas” para a cidade. Porém, nos tempos antigos, o vilarejo ficava à sua frente, onde os barcos navegavam pelo Rio Taboão e Rio Paraíba.

O povoamento na região ficou conhecido como “Porto de Guaypacaré” ou “Hepacaré”, nome Tupi que, segundo Teodoro Sampaio, quer dizer “braço ou seio da lagoa torta”, em virtude de um braço do Rio Paraíba ali existente na época.

E assim, com o tempo, a cidade de Lorena tem a bênção de ter Nossa Senhora da Piedade como Padroeira.