Secretaria de Educação de Lorena iniciará Aluno em Tempo Integral, modalidade que cresceu 139% no Brasil

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Educação de Lorena (SMEL), apresentará o ‘Aluno em Tempo Integral’ na próxima quinta (20), às 18h, em reunião com os pais dos alunos da Escola Municipal Geraldo José Rodrigues Alckmin, uma das escolas onde o trabalho será implementado. O encontro será na própria unidade.

Com mais esta ação, a SMEL dá continuidade aos trabalhos de inovação do ensino público lorenense, trazendo para a cidade uma modalidade pedagógica que tem cada vez mais destaque em todo o país.

Aluno em Tempo Integral logo

O mais novo projeto da rede municipal de ensino consiste, em linhas gerais, no cumprimento mínimo de 10 horas de atividades complementares, além do horário regular de aula, distribuídas durante a semana, garantindo que o aluno permaneça na escola de segunda a sexta.

Inicialmente, o projeto será implantado na Escola Municipal Geraldo José Rodrigues Alckmin e também na Professor Ruy Brasil Pereira e Professora Adelina Alves Ferraz. A apresentação nestas duas últimas unidades será realizada nas próximas semanas.

O Aluno em Tempo Integral em Lorena oferecerá capoeira, vôlei, basquete e ballet.

A SMEL também vai implementar a iniciação à música nas escolas participantes.

Além destas atividades, será feito acompanhamento pedagógico, possibilitando aos estudantes atividades diversificadas, como assistência às tarefas, jogos pedagógicos, projetos de leitura, entre outras.

O plano é ampliar a variedade de atividades complementares e o alcance do projeto.

As atividades serão desenvolvidas no período do chamado contra-turno escolar. O aluno que estuda de manhã participará do projeto na parte da tarde, e o aluno que vai à escola durante a tarde cumprirá as horas complementares na parte da manhã.

Dessa forma, os estudantes farão a refeição na escola, para otimizar e garantir a permanência na unidade.

Os alunos interessados em participar deverão se inscrever na unidade escolar, acompanhados de um responsável.

Integral. De acordo com o censo escolar realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o número de alunos matriculados no ensino integral cresceu 139% desde 2010. No Estado de São Paulo, o número de alunos nesta modalidade de ensino passou de 241 mil, em 2010, para 339 mil, no ano passado.

Até o ano de 2020, o MEC tem como meta oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas do ensino básico.