Lorena promove Campanha de Vacinação contra Poliomielite, Sarampo e Coqueluche

Nesse próximo sábado, 22, todas as unidades de saúde de Lorena estarão abertas das 8 às 17h, para atender as crianças que ainda não foram vacinadas contra a poliomielite e sarampo.

A Campanha, que teve início no dia 8 e vai até o dia 28 de novembro, já vacinou quase 6 mil crianças. A vacinação contra poliomielite, para crianças de 6 meses e menores de 5 anos, já teve 3.036 doses aplicadas, que corresponde a 59,09% da meta inicial. E a vacinação contra sarampo, para crianças de 1 ano e menores de 5 anos, já vacinou 2.860 crianças, que corresponde a 63,30% da meta.

Também está disponível na rede pública de saúde de Lorena a vacina contra coqueluche para gestantes. A vacina é indicada para a prevenção da infecção causada pela bactéria Bordetella pertussis, que se transmite pela via respiratória, através de espirros e tosses de pessoas infectadas.

Ela pode acometer pessoas de qualquer faixa etária, entretanto, os mais acometidos são lactentes e crianças menores de 1 ano, que tendem a apresentar quadros com maior gravidade e complicações.

A gestante deve receber uma dose única da vacina a partir da 27ª até a 36ª semana gestacional, a fim de iniciar a produção de anticorpos e proteger o recém-nascido antes do nascimento.

A vacina contra difteria tétano e coqueluche (DTP) já existe no calendário infantil, sendo administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade, através da vacina pentavalente. É importante manter o cartão de vacinação da gestante em dia a fim de evitar tétano neonatal e também hepatite B.