IV Encontro De Educadores Em Defesa Do Rio Paraíba Do Sul

“Ser Ambiental… Ser Integral”

acredite-realize

Data: 26 de setembro | 8h às 17h
Local: UNISAL – Rua Dom Bosco, 284 – Centro – Lorena/SP
Contato: (12) 3153-1550 | 99625-7382 (Analice)

OFICINAS PEDAGÓGICAS

Oficina 01: Permacultura na Escola:

Ementa: Esta oficina se propõe a inspirar e contribuir com o repertório de práticas de permacultura na escola. Inicia pela importância das atividades de diagnóstico participativo. Estabelece a relação entre a compostagem e o pensamento sistêmico na prática; Entre a fabricação de tinta de baixo impacto, o protagonismo e o pertencimento; Entre o sistema de captação de águas pluviais e o valor das ações locais. Encerra com sugestões de atividades transdisciplinares para diferentes séries, relacionadas à abordagem vivenciada.

Responsáveis: Fernanda Scalambrino e Mário Scalambrino (Suinã Instituto Socioambiental)

Oficina 02:Compostagem Doméstica:

Ementa: Esta oficina apresenta uma alternativa sustentável para o aproveitamento dos resíduos orgânicos domésticos. Durante a oficina serão montados diversos tipos de composteiras de baixo custo, que podem ser utilizadas em casas, apartamentos e escolas.

Responsável: Duva Steck Brunelli (CT-EAMS).

Oficina 03: Recuperação Florestal e Construção de Mini Viveiro de Mudas

Ementa: Esta oficina trata da prevenção de ilícitos ambientais relativos à flora e da recuperação florestal de áreas protegidas. Ensina como construir um viveiro de mudas de tamanho reduzido, apresentando sugestões de como é possível trabalhar diversos temas com ele na escola.

Responsável: Ana Stella Ribeiro M. Neves (SMA – Coordenadoria de Fiscalização Ambiental).

Oficina 04: Oficina de Papel Reciclado

Ementa: Com o objetivo de subsidiar o trabalho do professor, no que se relaciona ao tema reciclagem e reuso de resíduos sólidos, esta oficina traz a prática de como produzir papel reciclado. Também serão apresentadas diversas formas de utilização do papel reciclado, em trabalhos artísticos e artesanais, que poderão ser reproduzidos em sala de aula.

Responsável: Aparecida Barbosa e Vânia Aparecida dos Santos (Viveiro Florestal de Taubaté)

Oficina 05: Rede de Pluviômetros Artesanais no Monitoramento de Áreas de Riscos de Desastres Socioambientais

Ementa: Trata da gestão de riscos de desastres e orienta a construção de pluviômetros de PET. Este instrumento apoiará a criação uma rede observacional georefenciada da escola para o monitoramento das chuvas e riscos de inundações, secas e escorregamento de terra. Será apresentado o projeto CEMADEN Educação e seu potencial para o desenvolvimento de projetos pedagógicos nas áreas de educação ambiental e redução de desastres socioambientais.

Responsável: Débora Olivato (Projeto CEMADEN Educação)

Oficina 06: Como Produzir Alimentos Saudáveis em Casa?

Ementa: Consiste no repasse de informações teóricas e na apresentação de materiais e processos práticos que possam ser realizados em sala de aula. Serão levados para a sala de aula plantas, adubos, compostos orgânicos, ferramentas e sementes.

Responsável: Jefferson Ferreira Lima (Consultor em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável).

Oficina 07: Trilha Interpretativa

Ementa: A oficina inicia com uma dinâmica de quebra-gelo e a seguir os participantes seguem por trilha onde é realizada a apresentação da fauna e da flora visíveis e significativas da Floresta Nacional de Lorena. – O Processo e de fácil condução e envolve dinâmicas de informação e sensibilização executadas durante a trilha interpretativa e em pontos estratégicos. Ao final da trilha ocorre a apresentação de personagens importantes, “moradores” da Floresta.

Responsáveis: Daniel Porto de Nogueira – Analista Ambiental – CETAS IBAMA Lorena/SP Evandro Gonsalves Chaves – Analista Ambiental – ICMBio Floresta Nacional de Lorena

Oficina 08: Ecocriatividade

Ementa: A oficina EcoCriatividade é um projeto de despertar a criatividade literária das pessoas e ao mesmo tempo construir valores éticos ambientais de preservação do meio ambiente e de sustentabilidade. A oficina tem como proposta conscientizar o cuidado com a natureza do bioma da Mata Atlântica, por meio do Livro Sonhos de Francisco; e incentivar a criação de histórias e a confecção de personagens literários utilizando materiais recicláveis.

Responsável: Marcelo Fernandes

Oficina 09: Agrofloresta e Permacultura: A Natureza como Ambiente de Ensino Interdisciplinar.

Ementa: Propiciar a criação de um novo cenário educacional para crianças e jovens, através de projetos baseados em princípios holísticos de agrofloresta e de permacultura, usando hortas agroecológicas, como laboratório de práticas de ensino. O contato da criança com a Natureza propicia evolução emocional e cognitiva e o desenvolvimento de competências como: Empatia, espírito de trabalho em equipe, autossuficiência e pensamento crítico.

Responsável: Prof. Dr. Bruno Vidal de Almeida, Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL Lorena, Instituto O Despertar do Gigante.

Realização:

realização