Secretaria de Saúde realiza Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe

A Secretaria de Saúde de Lorena realizará no próximo sábado (26), o dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe.

A ação será realizada na praça Arnolfo de Azevedo (praça central) das 08h às 17h. Todas as unidades básicas de saúde (UBS’s e ESF’s) também ficarão abertas até às 17h. E entre 08h e 12h, a imunização também será oferecida em postos volantes, nos seguntes locais:

Supermercados:

Dia, Máximo, Pão de Açúcar, Rosado e SEMAR.

Feiras:

Mercadão e da Vila Geny.

Devem ser vacinadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 15 dias após o parto), trabalhadores de saúde e as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, ou com outras condições clínicas especiais.

A vacina não é indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, e nem para quem tenha alergia grave relacionada a ovo de galinha e derivados.

Apesar de raro, após a imunização pode ocorrer reação, como dor local, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas.

Novidade. Este ano, a campanha traz uma novidade. O público-alvo foi ampliado para crianças de faixa etária de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.

Sintomas. Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

A transmissão do vírus acontece pelo contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Também ocorre por meio de mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Para evitar a transmissão, basta adotar medidas simples. São elas: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.