BIBLIOTECA MUNICIPAL

Tel: (12) 3157-7665
End.: Praça Conde de Moreira Lima, s/n | LORENA – SP

biblioteca

15 de novembro é o dia da Proclamação da República. Entenda o que se comemora neste feriado

0

A Proclamação da República Brasileira foi resultado de um levante político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo o então chefe de estado, imperador Dom Pedro II, que em seguida recebeu ordens de partir para o exílio na Europa. O ato ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira. Tal levante foi uma…

Biblioteca Municipal estará fechada ao público para obras a partir de terça-feira (12)

0

A Prefeitura de Lorena, informa  que a partir da próxima terça-feira,  dia 12 de novembro, a Biblioteca Municipal estará fechada para atendimento ao público. O fechamento se faz necessário para execução da troca dos pisos do nível superior e piso térreo para melhor qualidade no atendimento. A previsão da conclusão da obra é de 30 dias. No momento oportuno divulgaremos a reabertura para o público. Atualmente, a Biblioteca funciona de segunda a sexta, nos períodos da manhã e tarde, atendendo público de todas as idades.   

LORENA – 24 DE ABRIL DE 1856

0

A origem da cidade de Lorena data do final do século XVII, com a construção de um povoado na região conhecida como Porto de Guaypacaré ou Hepacaré, nome Tupi que segundo Teodoro Sampaio, quer dizer “braço ou seio da lagoa torta” em virtude de um braço do Rio Paraíba ali existente; mas segundo o Relatório da Província de São Paulo, Azevedo Marques (1887), diz que “Hepacaré” significa “lugar das goiabeiras”. Sua fundação deve-se a Bento Rodrigues Caldeira, João de Almeida Pereira e Pedro da Costa Colaço, que doaram terrar para a construção de uma Capela, sob a invocação de Nossa…

Lorena – Ontem e hoje

0

LORENA A origem da cidade de Lorena, data do final do século XVII, com a construção de um povoamento na região conhecido como “Porto de Guaypacaré, ou Hepacaré”, nome Tupi que segundo Teodoro Sampaio, quer dizer “braço ou seio da lagoa torta, em virtude de um braço do Rio Paraíba ali existente na época. Mas segundo o Relatório da Província de São Paulo, “Hepacaré” – significa lugar das goiabeiras. Sua fundação deve-se a Bento Rodrigues Caldeira, João de Almeida Pereira e Pedro da Costa Colaço, que doaram terras para a construção de uma pequena capela, sob a invocação de Nossa…

1 2 3 11