Em 27 e 28 de junho, Lorena participou da 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, em São Paulo. O evento abordou o tema “Construindo a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, com a presença de 161 municípios, sendo uma etapa intermediária entre as conferências municipais e a Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá no mês de outubro, em Brasília/DF.
Foram discutidos cinco eixos temáticos: urbanismo e habitação; infraestrutura e mobilidade; meio ambiente e mudanças climáticas; cidades inteligentes e; governança e participação social. O encontro teve o objetivo de promover a troca de experiências entre os participantes para definir estratégias de políticas públicas no enfrentamento aos graves problemas urbanos.
Ao término da Conferência, foram aprovadas as propostas estaduais prioritárias para a 6ª Conferência Nacional das Cidades e escolhidos os delegados que representarão o Estado de São Paulo no evento de Brasília. Entre eles, o Prof. Maurício Lamano Ferreira, da Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP), que foi eleito delegado suplente por Lorena, representando o segmento das Entidades Acadêmicas e de Pesquisa.
Além dele, estiveram presentes no evento os demais delegados eleitos na 5ª Conferência da Cidade de Lorena, realizada em abril: a Secretária Municipal de Obras e Planejamento Urbano, Rosana Reis; os membros da sociedade civil Solange Bertolini, da Associação dos Deficientes Físicos de Lorena (ADEFIL), Maura Aparecida Moroni, da Associação dos Moradores da Vila Geny (AMOVIGE) e Douglas Eduardo Pereira, da Associação Promocional Amigos do Bairro da Cruz (APABAC). Também participou, como convidado, o arquiteto da Prefeitura Eduardo Venanzoni, que articulou a realização da Conferência da Cidade de Lorena.
A participação de Lorena na 7ª Conferência Estadual das Cidades reforça o comprometimento do município com a construção de políticas públicas urbanas mais justas, sustentáveis e inclusivas.