A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Casa SP Afro Brasil “Vereadora Odila da Conceição Silva”, apresentou, em reunião realizada na manhã de ontem (11/12), o resumo de ações da pauta racial já realizadas neste ano e a lista de projetos programados para o ano de 2025.
Estiveram presentes a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elaine Lopes, e a Diretora Especial da pasta, Helena Guimarães; o Coordenador da Casa SP Afro Brasil “Vereadora Odila da Conceição Silva”, Denilson de Paula; a Coordenadora do CREAS, Francine Capella; o Sr. Bruno Daniel, representando a Secretaria de Educação; além de representantes da capoeira, de coletivos, da sociedade civil, do Hip Hop e do Moçambique.
Na ocasião, foram destacadas algumas iniciativas já realizadas desde a inauguração da Casa SP Afro Brasil, como a exposição Eduardo de Oliveira, que esteve vigente durante o mês de julho no local. Além da demanda espontânea, a exposição também contou com a visita de jovens das escolas estaduais, CRAS, CEMARI e Dialogare.
No Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial (3/7), foram concedidas diversas entrevistas à imprensa, em referência à data. Além disso, o Sebrae ofertou o curso Descomplique, realizado na Casa Afro entre 15 e 19 de julho.
Em agosto, mês de combate à violência contra a mulher, o espaço também recebeu palestras e rodas de conversa para as mulheres da Frente de Trabalho da Prefeitura de Lorena, mediadas por uma advogada, uma psicóloga e uma neuropedagoga. O CREAS também levou ao local, para uma atividade, diversas mulheres atendidas pelo equipamento.
Além disso, o Coral Guaypacaré, composto por alunos do Programa Educacional Aluno em Tempo Integral (PEATI) da rede municipal de ensino de Lorena, em parceria com a Casa Afro, fez uma apresentação nas festividades em referência ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em São Paulo.
Foram realizados ainda eventos como o Seminário “Diálogos Antirracistas – Uma discussão necessária”, que abriu as atividades em referência ao Dia da Consciência Negra, no auditório da Unisal.
Entre as ações que estão previstas para 2025, na Casa SP Afro Brasil “Vereadora Odila da Conceição Silva”, destacam-se:
• Exposição Ruth Guimarães (15 a 20/01);
• Eleição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial;
• Adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial;
• Convênio com o Estado – Lei nº 14.187/2010;
• Cursos em parceria com o Senac: assistente administrativo, assistente de recursos humanos, operador de caixa, tranças afro, maquiagem para beleza negra e repositor;
• Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (25 a 29/07).
#lorenanaopara #casaspafrobrasil #pautaracial #sads