Lorena recebe carreta itinerante “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”

Na manhã de hoje, 23 de abril, tiveram início as atividades da carreta itinerante “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo. A iniciativa visa apresentar histórias inspiradoras de mulheres em diversas áreas da ciência para crianças de 10 a 15 anos, por meio de apresentações teatrais e espaços interativos. A programação vai até sexta-feira (26/4), com sessões diárias às 8h, 10h, 14h e 16h.

O projeto é aberto ao público e também está recebendo a visita de diversas escolas públicas e privadas da cidade ao longo do dia. Um dos principais objetivos é despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Em parceria com a Cia Realejo, estão sendo apresentadas sessões diárias da peça “Uma Janela Para O Mundo”, que conta a história de duas meninas que vivem em décadas diferentes: Luna, em 2024, e Estela, em 1924. Juntas, elas decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A peça homenageia as cientistas Enedina Alves, Katherine Johnson e Ada Lovelace.

Também estão sendo disponibilizadas estações interativas que possibilitam a prática de habilidades socioemocionais e experiências com inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada. São elas:
* Pequeno Grande Mundo
* Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro
* Bússola de Carreiras
* Mude o Mundo Lab
* Futuro Eu

O evento é totalmente gratuito, mas é preciso fazer a retirada de ingressos no local.

O projeto é uma realização da plataforma educativa Força Meninas em parceria com o Ministério da Cultura do Governo Federal, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e com patrocínio de empresas. Também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lorena, por meio da Secretaria de Cultura.

✅ Serviço: Expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”
Local: Praça Dr. Arnolfo de Azevedo, Centro – Lorena/SP
Data: de 23 a 26 de abril de 2024
⏰ Horários das sessões: 8h, 10h, 14h e 16h.

forca-1forca-2força-6força-7força-10força-11força-13força-14força-15força-16força-17força-18força-12força-8