Projeto de restauro do Solar Conde de Moreira Lima é aprovado pelo Ministério da Cultura e inicia etapa de captação de recursos

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Cultura, informa que foi aprovado pelo Ministério da Cultura, em 14/12/2023, o projeto que dá o credenciamento para a etapa de captação de recursos, de pessoas físicas ou jurídicas, para o restauro do Solar Conde de Moreira Lima, onde funciona a Casa da Cultura e sede da Secretaria Municipal. O valor total aprovado para captação é de R$ 19.106.558,20.

Por conta disso, na tarde de ontem (22), representantes da Prefeitura e da Fundação Olga de Sá reuniram-se no local, para alinhar as próximas etapas do projeto.

O Prefeito Sylvio Ballerini, a Presidente da Fundação Olga de Sá e Vice-Reitora do Unifatea, Irmã Zenilde Fontes, e Diretor Executivo da Fundação Olga de Sá, Prof. Dr. José Ricardo Flores Faria, explicam, no vídeo, um pouco sobre essa notícia. Também estiveram presentes no local o Secretário de Cultura, Leandro Meirinho, a Secretária de Obras e Planejamento Urbano, Rosana Reis, a Secretária de Governo, Fernanda Santiago, e a Secretária de Comunicação, Bianca Freitas.

Sobre o Solar:
Construído por volta de 1831, o Solar Conde de Moreira Lima é uma das mais belas construções do Vale do Paraíba e um dos mais importantes prédios históricos de Lorena. Com um estilo neocolonial para neoclássico, abriga um rico acervo que remonta parte da história da cidade. Foi residência pessoal do Conde Moreira Lima e já hospedou figuras ilustres, como o Imperador Dom Pedro 2º, a Princesa Isabel, a Imperatriz Teresa Cristina e o Conde d’Eu. Em 1975, foi tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

casarão-2casarão-3casarão-4casarão-5casarão-6