Abertas as inscrições para do programa Juventude Empreendedora

0

Iniciativa visa capacitar de forma gratuita jovens de 17 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social no município.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da Estação Juventudes firmou uma parceria com o Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE) e a Besouro Agência de Fomento Social para a execução do programa Juventude Empreendedora Online. Com o objetivo de capacitar jovens de 17 a 29 anos para se tornarem empreendedores, o programa é dividido em 11 etapas que abordam finanças; comunicação online e offline; gestão de pessoas; redes de relacionamentos; marketing e vendas.

Adaptado para o formato online – em função da pandemia do Coronavírus –, o programa gratuito, que já impactou mais de 10 mil pessoas em mais de 1.000 cidades de todos os Estados e no Distrito Federal, acontece entre os dias 24 e 28 de maio, das 18h às 22h, por meio do site www.juventudeempreendedora.com. As inscrições poderão ser realizadas no mesmo site.

“O programa irá mostrar para os nossos jovens um outro mundo possível, além de prepará-los para os desafios do mercado de trabalho e da vida adulta. O bacana, é que além da formação o jovem a critério da Agência Besouro ainda poderá ser contemplado com 90 dias de incubação e mentoria gratuita para formalização de seus negócios”, afirma a responsável pela gestão do programa no município.

Para Claudio Freitas secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, a metodologia proposta para o programa pode ser o grande diferencial no aprendizado. “Nossos jovens precisam de oportunidades agora e a metodologia desenvolvida aproxima a vivência do aluno do empreendedorismo, o que irá capacitá-lo para a geração de renda imediata”.

Durante o curso, os alunos recebem uma apostila que detalha todo o conteúdo explicado pelos professores, todos previamente treinados e capacitados na metodologia. Além disso, têm acesso à matriz de negócios, com cartões de montagem que instigam o desenvolvimento do pensamento lógico, bem como a percepção visual das problemáticas e soluções como um todo.

Metodologia by necessit

Criada pelo presidente da Besouro Agência de Fomento Social, Vinícius Mendes Lima, a metodologia by necessit, abordada no programa Juventude Empreendedora, trabalha o empreendedorismo a partir da vivência do aluno. O método aborda o modelo tradicional de planos de negócios, adaptando para a utilização de pequenos empreendedores, de forma a possibilitar sua execução em até cinco dias.

Desde a sua criação, em 2019, o programa Juventude Empreendedora contabilizou 30 mil inscritos; 27 mil alunos certificados como empreendedores; e impactou mais de 100 mil pessoas direta e indiretamente no Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Mais informações e inscrições: www.juventudeempreendedora.com

juvent-enpreendedora

Share.

Leave A Reply