18 de Maio: o principal dia de combate ao abuso e exploração sexual de menores

A campanha nacional contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, intitulada como “Maio Laranja” pelo MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), acontece desde o ano de 2020.
Neste mesmo ano, com o início da pandemia, muitas vítimas estiveram mais próximas de seus agressores, que em muitos casos estão na própria família. A importância dessa campanha é reforçar o combate ao abuso sexual – um crime silencioso, traumático e que precisa ser combatido.

Hoje, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, fazemos memória do ocorrido com a jovem Araceli, de 8 anos, que foi assassinada brutalmente no estado do Espírito Santo, e reiteramos nosso compromisso de proteger os jovens da cidade contra todo tipo de agressão e exploração.

Daqui a pouco, às 10h, acontecerá uma transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no Youtube e Facebook, visando debater sobre o assunto.

Essa reunião é uma ação conjunta entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Fluxo de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso e Exploração Sexual. Haverá a apresentação do Fluxo de Atendimento, Palestra com Alessandra Freitas Urias e divulgação do Documentário de 18 Maio, produzido pela Secretaria de Comunicação Social junto à SADS.