Calendário Escolar é aprovado em Lorena

0

As aulas na Rede Municipal de Ensino de Lorena começarão no dia 8 de fevereiro e o encerramento do ano letivo acontecerá no dia 21 de dezembro. As datas e o Calendário Escolar deste ano foram aprovados por unanimidade, nesta segunda-feira (18), durante reunião do Conselho Municipal da Educação. O planejamento direcionado aos professores municipais acontecerá nos dias 3, 4 e 5 do próximo mês, conforme prevê o calendário de 2021.

O encontro que definiu a totalidade de dias letivos e as ações educacionais que serão desenvolvidas nas escolas reuniu todos os membros do Conselho, a Supervisão de Ensino e o Secretário da Educação, Claudinei Bastos. Após a aprovação, o documento será enviado ao prefeito Sylvio Ballerini para homologação.

Ao todo, serão cumpridos duzentos dias letivos no Ensino Fundamental, na Educação Especial e na Educação Infantil, de acordo com as determinações da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Já na EJA (Educação de Jovens e Adultos), o Calendário estipula cem dias letivos, no primeiro e no segundo semestre. As aulas desta modalidade de ensino, que acontecerão nos períodos da tarde e noite, serão mantidas na escola Milton Ballerini, na região central.

Uma das novidades será os três momentos de Recesso Escolar, como já acontecem na Rede Estadual de Ensino, desde o ano passado. O primeiro deles acontecerá no fim do 1º Bimestre, nos dias 19 e 20 de abril.
Na mesma semana terá o ferido nacional de Tiradentes, no dia 21. Já nos dias 22 e 23, serão realizados o Conselho de Classe e o Replanejamento, respectivamente.

Em Lorena, as aulas deverão iniciar remotamente. A decisão, que está sendo avaliada pela Secretaria Municipal da Educação, acontece porque a administração anterior não elaborou o Plano de Retomada das Aulas Presenciais. “Dentre outras iniciativas, deveria prever um cronograma de execução de manutenção da estrutura física das unidades escolares municipais, como parte do protocolo de segurança”, explicou o secretário municipal da Educação e presidente do Conselho Municipal da Educação, Claudinei Bastos.

A previsão é que as aulas presenciais nas unidades escolares, de forma parcial e gradual, seguindo os protocolos de saúde e o Plano São Paulo, comecem em março, após a adequação dos prédios escolares. “Solicitamos relatórios das condições atuais dos prédios escolares, elaborados pela Gestão Escolar, os quais apresentaram uma série de problemas estruturais que deveriam ter sido, ordinariamente, sanados quando da não presença dos alunos nas unidades escolares”, acrescentou Bastos.

Creches Municipais: os atendimentos nas unidades deverão seguir os mesmos procedimentos em razão de semelhantes problemas detectados nos prédios que acolhem as crianças.

Educação em números: A Rede Municipal da Educação de Lorena possui trinta escolas e dez creches. Até o momento, 8.760 alunos estão matriculados nas unidades educacionais do Município.

WhatsApp Image 2021-01-19 at 15.24.53

Share.

Leave A Reply