História do Carnaval de Lorena

0

Os anos passam e tudo se renova…. alegria e animação! Lorena sempre foi palco, de bons Carnavais. A animação empolgava a todos. Havia um tempo em que a Praça Arnolfo Azevedo era gradeada e funcionava das 8:00 as 22:00, o povo ia para o Cine Rio Branco assistir uma sessão de cinema e depois iam dançar na praça. No jardim sob dois coretos, duas bandas se revesavam em dobrados, marchinhas. O povo lotava o velho jardim. Em 1930 o carnaval propriamente dito não existia, saiam as ruas apenas blocos e grupos denominados cara-suja (mascarados). Era época das melindrosas e malandros, que faziam grande sucesso nos salões, junto com os Pierrôs, as Colombinas, Arlequins e Palhaços multi coloridos para comemorar a grande festa do Rei Momo.
Na revolução de 1932, as tropas do Norte vieram para Lorena, e com elas chegaram o Sargento Rômulo de Almeida Lima e sua esposa Alice de Almeida Lima. Dona Alice formou o primeiro bloco de carnaval que trouxa do Recife, Bloco dos Lenhadores, que saiu pela primeira vez em 1936.
Grandes blocos carnavalescos marcaram a história do nosso Carnaval, entre eles Os Orientais; Os Piratas; Os Toureiros, Bloco da Ximbica; O bloco das Bruxas, e o famoso Bloco Pé de Cana. E entre as escolas de Samba; Embaixada do Sossego;Elétricos; Zebrão; Folhas da Figueira, Unidos da Mantiqueira, Azulão; Bola Branca; Mocidade Independente; Unidos do Morro; Nova Lorena; Estrela d’Alva; Boêmios do Mac; Azulão.
O Carnaval era autenticamente popular, as serpentinas eram de um colorido muito forte, hoje elas são de cores pálidas bem diferentes de outrora.
” Desde as mais antigas eras, os povos, dos mais bárbaros aos mais civilizados, sempre dedicaram um certo período do ano a manifestações de efêmera mas desenfreada loucura.” Disso surgiu o Carnaval.

Share.

Leave A Reply