História do Carnaval de Lorena

0

Em 1930, o carnaval propriamente não existia, saiam à rua apenas blocos ou grupos denominados de cara-suja.
Era época das melindrosas, malandros, colombinas, pierrôs e arlequins.
O carnaval era comemorado no jardim – Praça Arnolfo Azevedo, que era todo gradiado e funcionava das 8:00 as 22:00 horas. O povo ia para o Cine Rio Branco ou Guarany ver filmes, e, depois das projeções, ia dançar. No jardim, sob os dois coretos, duas bandas se alternavam em dobrados, marchas. O povo lotava o velho jardim, dando voltas. Nem se falava e nem haviam mesmo inventado blocos e escolas de samba. Durante a Revolução de 1932, as tropas do Norte vieram para lutar em Lorena, e com elas, aqui chegaram o Sargento Rômulo e sua esposa Dona Alice. Dona Alice formou o primeiro bloco de carnaval que trouxe do Recife, “Bloco dos Lenhadores” que desfilou pela primeira vez, em 1936.
E no ano de 1937, foi fundada a primeira “Escola de Samba” – a Embaixada do Amor.
O amor do povo lorenense foi rapidamente crescendo pelo Carnaval, e assim sendo outros blocos e escolas de samba foram surgindo. Eles surgiam até de uma brincadeira de momento, entre eles: Veteranos da Velha Guarda; Recreio das Flores; Chorões da lua; Os Estandartes; Bloco do Gremio; Bloco da Bruxas; Bloco da Magaly e o famoso Pé de Cana; entre tantos outros.
Em Lorena por muitos anos foram construídas arquibancadas de um lado da Praça Dr. Arnolfo Azevedo, que depois os desfiles foram deslocado para a av. Targino Vilela Nunes.

Share.

Leave A Reply