Dr. Arnolfo Rodrigues de Azevedo

Dr. Arnolfo Rodrigues de Azevedo.
Biografia de um dos filhos mais ilustres de Lorena, sua história se confunde com a história de nossa Cidade.
Parabéns Dr. Arnolfo.

Nasceu em Lorena a 11 de novembro de 1868; fez seus estudos primários e secundários no Colégio Mendes Vieira, no Rio de Janeiro. Bacharelou-se em Direito em São Paulo.
Foi nomeado Promotor Público desta Comarca. Ingressou na Política, chefiando o Partido Republicano local
Eleito Vereador de Lorena em 1892, ocupou a presidência até 1923. Foi Prefeito Municipal de 1892 a 1904 e de 1908 a 1910.
Em 1893, foi Cel. Comandante Superior da Guarda Municipal e organizou um batalhão de voluntário Lorenenses para defender o Governo do Marechal Floriano Peixoto.
Eleito Deputado Estadual em 7 de abril de 1895. E Deputado Federal em 1903, reeleito até 1926.
Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Câmara Federal; durante a sua presidência conseguiu dotar a Câmara Federal com sua nova construção condigna, com um Palácio, construindo sob sua fiscalização a altura da importância da nação o “Palácio Tiradentes”
Em 1927 foi eleito Senador Federal, por 9 anos consecutivos.
Com a colaboração econômica do Estado, conseguiu alguns notáveis melhoramentos para Lorena, como:
– Em 1895 a inauguração do “Grupo Escolar Gabriel Prestes”, o 3º criado no interior de São Paulo;
– Em 1898, a canalização de excelente água potável para a cidade;
– 1902, auxiliou a promoção da instalação do Quartel do Exercito, onde esta sediado o 5º BIL;
– Em 06 de abril de 1905, como Presidente da Câmara Municipal de Lorena, com Guaratinguetá e outros municípios, dirigiu ao Congresso do Estado, Juridioso memorial sobre a Autonomia dos Municípios.
– Promoveu a instalação parcial da rede de esgoto;
– Em 1912, inaugurou com grande festa a iluminação elétrica particular;
– Conseguiu instalar o Grupo Escolar “Conde de Moreira Lima”, em prédio próprio;
– Nos anos de 1926 a 1927, conseguiu do Governo Federal, cotas do Imposto arrecadado da Importação de vinhos estrangeiros, destinados ao auxilio das instituições de caridade, couberam à Santa Casa de Misericórdia desta cidade e às obras da grande “Associação Patrocínio de São José”.
– Em 1927 conseguiu do Estado de São Paulo, uma verba de 14:000$000, para aquisição de um aparelho de Raio X ;
– Colaborou para adequação do “Ginásio São Joaquim”, que tomou o nome de “Ginásio Municipal São Joaquim”;
Foi musicista e poeta.
Realizou as primeiras nupcias em São Paulo, com a Sra Dona Dulce Cochrane, tendo esse casal quatorze filhos; ficou viúvo e efetivou as segundas núpcias com sua ex-cunhada Sra. Dona Zaira Cochrane.
Em virtude dos serviços prestados a sua terra, o Sr. Darci Leite Pereira, Prefeito Municipal, legalizou o seu nome para uma das praças mais bonitas de Lorena “Praça Dr. Arnolfo Rodrigues de Azevedo”, inaugurada em 11 de novembro de 1941.
No dia 14 de janeiro de 1942, faleceu nesta cidade, em sua residência, com seu sepultamento no dia seguinte, no artístico e rico jazigo da família no Cemitério Municipal de Lorena.