Obras de Captação de Águas Pluviais apresentam resultados positivos após fortes chuvas

Em menos de 12 horas, choveu em Lorena 63% do que é esperado para todo mês de janeiro. De acordo com os pluviômetros instalados na cidade, o maior índice de chuva nessas últimas 12h foi de 165,8 mm/m². A média climatológica esperada para todo o mês de janeiro, em Lorena, é de 261,5 mm/m². No ano passado, neste mesmo mês, choveu apenas 58,2 mm/m². Apesar de alguns pontos de alagamento, a situação está sob controle.

Segundo a Defesa Civil, houve registros de alagamentos transitórios em alguns pontos da cidade, porém nenhum chamado por queda de árvores ou vítimas.

O bairro da Vila Nunes foi atingido em algumas ruas. Segundo a Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, o alagamento deve-se às antigas tubulações que não são suficientes para realizar o escoamento de todo o volume de água.

As águas das ruas próximas a Avenida Targino Vilela Nunes foram direcionadas à rua Frederica Sacilloti, onde em maio do ano passado foram instaladas novas tubulações. A equipe já faz um estudo sobre novas tubulações e galerias que precisarão ser instaladas para resolver o problema em todo o bairro.

Outro bairro atingido foi o Vila Rica, que sofre com problemas na saída (drenagem) de águas na passagem da linha férrea da MRS Logística. A prefeitura está, após notificações, e-mails e ofícios, acionando judicialmente a empresa para que aumente a passagem, já que a responsabilidade desse ponto é responsabilidade da empresa.

Na manhã desta quinta-feira (14), a Defesa Civil, os Bombeiros, a equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Obras e Planejamento Urbano, e a equipe da Vigilância Epidemiológica estão visitando as casas das regiões que sofreram com os alagamentos, verificando as necessidades dos moradores.

Resultados Positivos. Com as chuvas do ano passado, as casas do bairro Industrial chegaram a ficar alagadas com uma altura de 0,80 cm. Neste ano, após as obras do Programa de Captação de Águas Pluviais (PCAP), a drenagem na região funcionou perfeitamente, não ocasionando pontos de alagamentos. Além da Industrial, o bairro da Vila Cida, também foi beneficiado pelas obras, tendo escoamento correto.

Todo o novo sistema de drenagem de águas pluviais entregue pela prefeitura aos moradores da Vila Vicentina, no Parque das Rodovias, também funcionou corretamente.

DSC_0712DSC_0612