Biblioteca Municipal Sérvulo Gonçalves – 139 anos!

“Acta de Inauguração da Biblioteca”
Aos trinta e um dias do mês de outubro de 1876, no Paço da Câmara Municipal desta cidade de Lorena, Província de São Paulo, à rua Princesa Imperial, reunidos vereadores da Câmara, sob a presidência do Dr. Antonio Rodrigues de Azevedo Ferreira – “Barão de Santa Eulália”, inaugura a Biblioteca Municipal, criada pela Câmara Municipal.
Com o apoio de Arnolfo Azevedo, a Biblioteca foi inaugurada juntamente com a iluminação a gaz da cidade de Lorena, que na sua inauguração Arnolfo de Azevedo diz -“Luz para os olhos do espírito em uma biblioteca, luz para os corpos em uma iluminação pública”

De fato, com a mais sincera alegria, inaugurou em outubro de 1876, a Biblioteca Municipal de Lorena, da mesma forma que teve a satisfação de ver a cidade iluminada a lampiões de querosene, o que o fez afirmar que este melhoramento era:

“Senão o melhor das cidades centrais, ao menos igual ao igual ao das mais importantes cidades da Província, com apenas de Santos e Campinas”.

Esta semana comemoramos também a “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca” – “Uma País se faz com homens e com livros”, Monteiro Lobato.