Projeto de teatro itinerante atrai estudantes da rede municipal de Lorena

Lorena recebeu, entre os dias 05 e 06 deste mês, a companhia de teatro itinerante “Projeto Buzum”, um projeto trazido para a cidade através de uma parceria entre a Secretaria da Educação e a Concessionária CCR Nova Dutra, com apoio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL). Todo o trabalho se passa dentro de um ônibus, configurado de maneira lúdica e atrativa, e recebeu a visita de vários alunos do quarto e quinto ano das escolas da rede municipal de ensino.

O local escolhido para a estadia do ônibus foi o Centro Social Urbano de Lorena (CSU). A equipe da companhia de teatro que atuou em Lorena é composta por cinco pessoas: duas atrizes, um produtor, um técnico de áudio e luz, e, obviamente, o motorista do ônibus.

O espetáculo apresentado foi a peça “13 gotas”, encenado pelas atrizes Fabiana Noronha e Débora Sanders, cujo cenário é um laboratório improvisado  com o uso de bonecos e acessórios lúdicos. Dois cientistas “malucos” explicam aos alunos, de maneira sensorial, a importância da água em todos os aspectos da realidade humana. O objetivo do projeto é fomentar a consciência ecológica a respeito da preservação da água e, conforme o próprio nome da peça, mostrar proporcionalmente a disponibilidade de água potável no planeta. Após a peça, os alunos receberam como brinde um pequeno teatro montável, e os professores receberam um livro com várias dicas e sugestões para estimular o aprendizado por meio de histórias em quadrinhos.

Segundo o produtor da companhia de teatro, Leonardo Campos, o projeto vem obtendo bons resultados pelo seu alcance em “Aqui em Lorena está sendo bem legal realizar esse trabalho. As crianças são bem receptivas, participam bastante da peça. É muito gratificante cumprir essa missão, sabendo que podemos levar o lazer e a cultura em vários lugares onde muitas vezes as pessoas não têm esse acesso, principalmente às crianças, que tanto necessitam da cultura para sua formação”, afirmou.

O “Projeto Buzum”, companhia de teatro que atua há cinco anos, com sede em São Paulo, já atendeu cerca de 200 mil crianças em todo o país. O projeto é incentivado pelo Ministério da Cultura (através da Lei Rouanet) e pela Concessionária CCR, realizando apresentações em escolas de todo o país, levando o teatro, lazer e cultura.