Obras na área da Barragem do Ribeirão Taboão seguem a todo vapor

As edificações localizadas na área da Barragem do Ribeirão Taboão- DAEE, passaram por uma reforma geral. Estruturas como telhados, parte elétrica, hidráulica da Casa Sede já foram feitas, e outras residências estão sendo recuperadas.

O próximo passo a ser tomado pela administração municipal será a transferência do viveiro para a área da barragem. Hoje, o viveiro está localizado no IPT e é composto por mudas de plantas nativas. Futuramente o viveiro municipal terá novas variedades de plantas nativas e exóticas. As mudas que forem cultivadas no viveiro serão doadas aos moradores da cidade, visando  atender os termos de compromissos assumidos nos processos ambientais. Além disso, será aberta na represa uma sala destinada à educação ambiental, onde serão realizadas atividades para os alunos da rede municipal. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Educação com a Secretaria de Meio Ambiente.

A área, localizada na Barragem de Regularização do Ribeirão Taboão, foi cedida à prefeitura de Lorena pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).  A concessão de uso vai permitir que a cidade tenha um Parque Ambiental de 80 hectares.

Desde que a área foi cedida em agosto de 2014, a Prefeitura Municipal tem realizado ações para recuperação das edificações abandonadas e feito limpeza das áreas cobertas por vegetação, bem como, tem procurado preservar matas existentes com a construção de aceiro, evitando que o fogo comum nesta época cause maiores danos a área.