Sérvulo Gonçalves

Quem foi Sérvulo Gonçalves, que dá seu nome a nossa Biblioteca?

Sérvulo Gonçalves, foi um grande propulsor das letras Lorenenses, nascido aos 23 de Dezembro de 1856 e faleceu a 1 de março de 1923. Ao oito anos de idade vivia em Taubaté em um pequeno externato. Em 1897, fundou o Semanário “A Juventude”, e mais tarde a ” Imprensa de Taubaté”, por desavenças políticas, perdeu o apoio dos colegas e parentes Taubateanos dendo que se mudar para Resende-RJ. Em Resende foi mestre-escola e agricultor, continuando a batalhar na defesa dos escravo, foi sub-delegado, onde agregou partidos políticos em desavença, em 1889 era eleito Intendente da Câmara Municipal de Resende. Voltou para Lorena sua terra natal em 1904, onde foi nomeado Escrivão de Paz e Oficial do Registro Civil. A Prefeitura Municipal de Lorena, quando no Governo do Prof. Luis de Castro Pinto, em 1942, ao reorganizar a Biblioteca Pública, há nos desaparecida, deu-lhe Sérvulo Gonçalves, como Patrono. Prosador e poeta de mérito, esse ilustre Lorenense colaborou em todos os jornais da terra e em muitos outros municípios, tornando-se conhecido em todo o Vale do Paraíba. Suas poesias, hora românticas, por vezes crítico e mordaz.

” Como trovador da roça, E cantor de chochas trovas, Nas coisas velhas e novas, Hei de por força tocas; Se agradar, bem; ao contrário, Enfio a viola no saco, Escondo-me no meu buraco, Sem noticias de mim dar”

LORENA

Salve, ó linda princesa, das margens do rio gentil, Salve, é trono de beleza, meiga filha do Brasil. Salve, ó perla brasileira, terra amena e prasenteira, a primavera gracil!

Serás, um dia ó Lorena, na terra majestosa; A tua planicie amena, será praça populosa: tens brilhante natureza, e do teu povo a nobreza, Merece palma gloriosa.

Sérvulo Gonçalves – 1877