Semana do Aleitamento tem como tema mulheres que trabalham fora de casa

0

Começou nesta segunda-feira, 03 de agosto, a Semana do Aleitamento Materno nas Unidades de Saúde de Lorena.

A campanha que vai até o dia 07 de agosto, tem como tema este ano mulheres que trabalham e amamentam. A iniciativa busca sensibilizar principalmente empresas, sobre a importância da amamentação, pois mulheres que amamentam faltam menos ao trabalho, uma vez que os filhos adoecem menos. Além disso, o bebê continua recebendo o leite materno, que possui anticorpos  que previnem doenças.

O aleitamento reduz os índices de obesidade infantil, de infecções digestivas e respiratórias e de alergias alimentares. Estudos mostram que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. A amamentação também ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. As chances de se adquirir diabetes ou desenvolver câncer de mama e de ovário também diminuem significativamente para mulheres que amamentam.

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que só 66% das mulheres que trabalham conseguem manter a amamentação até a criança completar um ano.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o aleitamento materno comece já na sala de parto e que seja exclusivo e em livre demanda (o bebê mama a quantidade que quer, quando quer)  até o 6º mês e se estenda até 2 anos ou mais.

Confira a programação da semana nas Unidades de Saúde de Lorena:

03/08- ESF São Roque, ESF Olaria e ESF Ponte Nova.
04/08- ESF São Roque, ESF Horto Florestal e UBS Industrial.
05/08- UBS Cecap, ESF Vila Brito, ESF Santo Antonio e ESF Parque das Rodovias.
06/08- ESF São Roque, ESF Cabelinha, ESF Parque das Rodovias, ESF Vila dos Comerciários e UBS Bairro da Cruz.
07/08-UBS Vila Nunes, UBS Industrial, ESF Vila Brito e ESF Novo Horizonte.

Share.

Comments are closed.