180 professores da Rede Municipal de Educação participam de curso de capacitação

A Secretaria de Educação promoveu nesta semana, um curso de capacitação profissional para 180 professores da Rede Municipal de Educação.

O curso aconteceu entre os dias 20 e 23 de julho na Unisal. Na ocasião, foram abordados temas como a oralidade na Educação Infantil, modalidade organizativa de projetos e oficina de brinquedos e brincadeiras.

A capacitação faz parte do programa de formação continuada dos profissionais da rede municipal e vai ao encontro do novo Plano de Carreira e Remuneração do Magistério, aprovado recentemente na Câmara Municipal.

Participaram do curso, professores que atuam nas modalidades: Educação Infantil e Educação Fundamental, 1ª e 2ª série. A capacitação foi ministrada por professores de universidades da região, como USP e UNITAL.

Mariana Aranha, formada em pedagogia, mestre e doutora em Educação pela PUC/SP, foi uma das palestrantes do curso. Segundo a professora e colaboradora do programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté, o curso buscou adequar a realidade dos professores com as práticas propostas pela Secretaria Municipal de Educação. ” O que vimos foi  uma proposta curricular feita pela prefeitura, coerente e inovadora. Trouxemos junto aos formadores, sugestões e reflexões para contribuir com a melhoria da qualidade do ensino nas escolas”, afirmou Mariana.

Para a professora da USP, Sandra Giacomin Schneider, a principal característica do curso foi unir teoria e prática no universo escolar. “Construímos nos últimos anos, uma parceria importantíssima com o governo municipal, isso nos deu abertura para trabalhar com o Poder Público e contribuir com a educação de Lorena, e esse curso mostra os resultados dessa parceria”, ressaltou Sandra.

Rosimeire Pavret, Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNITAU, e em Gestão e Políticas de Inclusão na Educação, teve acesso ao novo plano de carreira do magistério. Para ela, a capacitação dos professores neste processo é parte da proposta de valorização profissional. “O projeto curricular da rede é bastante didático, a formação continuada vai possibilitar a atualização do professor da Rede”, reforçou Rosimeire.

educ 1

educ 3