Escolas de Lorena realizam atividades para a conscientização de cuidados com o meio ambiente

Neste sábado (11), grande parte das escolas municipais de Lorena abrirão as portas no período da manhã para receber pais e comunidade, onde serão apresentados projetos e realizados pelos alunos para a conscientização do público presente sobre a necessidade da preservação da natureza.
Antecipando esta iniciativa, na manhã desta sexta-feira (10) os alunos do CRE (Centro de Recursos Especiais) do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), foram os primeiros a expor seus trabalhos e mostrarem aos pais seus conhecimentos sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos cuidados necessários para o combate ao mosquito da dengue.

dengue

De acordo com a professora Rosangela do Rosário, o tema é trabalhado com os alunos desde fevereiro, com realização de pesquisa sobre o nascimento do mosquito até a como acontece a transmissão da doença. “A nossa intenção é que o aluno se torne um agente cuidador do seu espaço. E com essas atividades já tivemos bons resultados, pois os alunos chegam aqui contando histórias do que estão fazendo em casa. Eles contam que não deixam mais garrafas no quintal e até que recolheram tampinhas de garrafas na rua para que não acumule água”, fala entusiasmada a professora.
As Escolas Municipais “Lúcia Maria Vilar Barbosa” realizará as atividades no dia 18 e a “Profª Hermínia Figueira de Azevedo Almeida” no dia 25, deste mês.
A realização desses eventos acontece por meio de uma parceria entre as Secretarias de Educação e Meio Ambiente. O planejamento dessas ações teve início neste ano, em janeiro, quando aconteceu uma semana de formação destinada aos professores ingressantes do Concurso 01/2013, na qual foi abordado o tema “Construção do conceito de Bacia Hidrográfica por professores do Ensino Fundamental”, em palestras e atividades práticas ministradas por formadores da UNISAL e pelo Secretário do Meio Ambiente Willinilton Tavares Portugal.
Para participar das atividades das escolas, confira abaixo a programação:

dengue