Lorena inaugura prédio onde funcionará a 3ª Vara da Justiça e agiliza trabalhos prestados à população

Fórum

Com o objetivo de melhorar as instalações de trabalho, oferecer mais conforto aos servidores e à população e ainda melhorar a agilidade dos trabalhos, foi inaugurado nessa última terça-feira (10) um novo prédio, anexo ao Fórum da Comarca de Lorena, onde funcionará o 3o Ofício Judicial (3ª Vara da Justiça) de Lorena.

De acordo com o juiz José Fabiano Camboim, os resultados positivos da instalação da 3o Vara da Justiça em Lorena podem ser percebidos e, com as novas instalações, a agilidade nos processos tendem a aumentar ainda mais. “A agilidade nos trabalhos é nítida. A decisão de uma sentença no juizado especial demora hoje quatro meses. Antes isso era realizado no dobro do tempo. Já nas Varas Cíveis, o prazo de espera entre o protocolo de um processo até a decisão diminuiu cerca de 70%. Agora, com a ocupação das novas dependências, as salas disponibilizadas no prédio original serão destinadas a melhor acomodação dos servidores, o que certamente vai melhorar ainda mais a produtividade do trabalho prestado à população”, afirma o juiz.

“Essa obra, além de oferecer melhorias no ambiente de trabalho aos funcionários, colaborando para a agilidade dos processos e a oferta de um serviço mais eficiente à população, ainda mostra a parceria positiva com o Judiciário, por meio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Agradecemos ao TJ pela confiança na administração pública, por já no ano passado ter instalado a 3o Vara da Justiça ainda sem terem sido construídas as acomodações que foram acordadas”, afirmou o Prefeito de Lorena, Fábio Marcondes.

A obra do anexo compreende uma área de 303,36 metros quadrados, com um estacionamento coberto no térreo e, na parte superior, conta com 9 salas, que abrigará 3 gabinetes. Cada gabinete possui uma sala para o juiz, uma sala de audiências e uma para assistentes. Para essa ampliação o município fez um investimento de R$660 mil.
Atualmente, tramitam no Fórum de Lorena cerca de 70 mil processos.

Ampliação do Fórum – Para a ampliação do prédio, realizada pela Prefeitura de Lorena, em 2013 foi firmado com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo contratos de cooperação e de cessão de uso. Com isso, antes mesmo da conclusão das obras, já no ano passado, Lorena recebeu a 3o Vara da Justiça. O contrato de cooperação previa a ampliação do Fórum, já na Cessão Uso o Tribunal de Justiça autoriza o município a utilizar um imóvel para a instalação e funcionamento do Anexo Fiscal e do Setor de Cumprimento de Penas Alternativas, por 25 anos.