Lorena lança PCAP, Programa de Captação de Águas Pluviais, com investimentos de 2,5 milhões de reais

DSCN1285

Lorena colocará em ação o Programa de Captação de Águas Pluviais (PCAP). O anúncio do programa foi feito na manhã desta quinta-feira (5) pelo prefeito de Lorena, Fábio Marcondes, durante coletiva de imprensa.

As obras visam a construção de galerias de águas pluviais em diversos pontos críticos da cidade que, quando atingidas por forte chuva, chegam a ficar alagadas com uma altura de mais 80 centímetros. Onze ruas dos bairros Industrial, bairro da Cruz, Vila Passos, Nova Lorena e na área rural devem ser contempladas pelo programa. O investimento com essas obras chegará a 2,5 milhões de reais.

DSCN1290

De acordo com o prefeito Fábio Marcondes a intensão é promover uma política pública para a melhora da captação das águas pluviais para acabar com o problema de enchentes na cidade. “Eu como gestor público me sinto incomodado e não consigo administrar uma cidade vendo a água invadindo as casas, chegando até um metro de altura, e fazendo com que muitas pessoas percam seus móveis. Existem pessoas que dizem que obras feitas embaixo da terra depois de feito ninguém mais vê. Eu não tenho essa visão”, afirmou o prefeito.

Os prazos estipulados para que a Secretaria de Obras e Planejamento Urbano apresente os projetos variam de 30 a 60 dias, para posteriormente ser dado o início às licitações.

Durante a reunião, também foram apresentados os investimentos realizados pela Prefeitura durante os anos de 2013 e 2014 em ações para evitar e minimizar o impacto das chuvas. Nestes dois anos, foram feitas limpezas e desassoreamentos em 11.240 metros de extensão de rios e córregos com o investimento de mais de R$ 398.000,00 para melhorias no escoamento de águas. Também foram feitos investimentos de cerca de R$ 1.180.900,00 na construção de 1.646 metros de galerias pluviais.

E a prova de que obras de infraestrutura, além de extremamente importantes, são lembradas e muito comemoradas pelos moradores, foi o caso da Vila Brito, que recebeu obras de galerias de águas pluviais e durante a forte chuva de dezembro apresentou bons resultados, como lembra o morador do bairro, José Luceno. “Aqui, antes das obras, ficava quase um mês a água na rua. Mas depois que fizeram essa galeria ficou muito bom, porque chovia e a água não escoava, mas ultimamente a chuva vai caindo e já vai escoando, seca tudo bem rápido, não dá tempo da água acumular”, explica José.

Um dos grandes problemas enfrentados pelo poder público e que foi enfatizado na coletiva foi a falta de conscientização de parte da população, que insiste em jogar lixo em local indevido. Isso, além de poluir o meio ambiente, ainda é uma das causas de uma parcela significativa dos alagamentos e enchentes na cidade.

Para se ter uma ideia da gravidade do problema, entre as chuvas de dezembro de 2014 e janeiro de 2015, durante a limpeza próximo a Ponte da Avenida Targino Vilela Nunes, na Vila Nunes, foi encontrado um acúmulo de 300 toneladas de lixo. Já na Vila Geny, próximo à Igreja Cristo Rei, a galeria de águas pluviais ficou entupida em uma profundidade de 1,5m com lixos como garrafas pet, pedaços de madeira e plásticos. Os setores de obras e também o de serviços municipais ressalta que, apesar da Prefeitura de Lorena limpar regularmente a cidade, é necessário o apoio e a consciência dos moradores, que podem e devem colaborar com ações fáceis e práticas para evitar futuros alagamentos.