Conheça o badminton, uma novidade do SESC Verão 2015

0

Captura de Tela 2015-02-05 às 12.36.43

O Projeto “SESC Verão 2015” desembarca com sua caravana esportiva em Lorena no próximo dia 25, no Centro Social Urbano (CSU). Uma das iniciativas do projeto é estimular a prática de esportes considerados desconhecidos, levando-os ao conhecimento das pessoas.

Neste ano, o SESC traz a modalidade chamada badminton, semelhante ao tênis, porém praticado com uma peteca em lugar da bola (chamada de “volante” ou “birdie”). Pode ser praticado individualmente (um contra um) ou em duplas. A quadra (ou campo) onde acontece o jogo é, esteticamente, semelhante ao ambiente convencional de tênis. Uma rede com aproximadamente 6 metros de comprimento e 75 centímetros de altura é inserida no meio da quadra, presa a duas hastes de metal.

Os jogos são acompanhados por um árbitro que marca a pontuação e aplica as regras necessárias. Cada jogador se utiliza da raquete para acertar a peteca. O objetivo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por sobre a rede, o que contabiliza um ponto. Se a peteca cair fora das dimensões da quadra, o ponto é contabilizado ao adversário. Geralmente, os jogos são divididos em três sets (ou games) de 15 pontos. O jogador ou equipe que ganhar dois sets vence o jogo.

Não existem restrições de idade para praticar o badminton. Basta comparecer ao CSU no dia 25 de fevereiro e participar das atividades do SESC Verão 2015. Pela manhã, a partir das 9h30, o ex-zagueiro e pentacampeão Edmílson Gomes (ex- São Paulo, Palmeiras, Barcelona-ESP, Lyon-FRA, entre outros) participa de um bate-papo com o público presente. A tarde, a partir das 15h30, instrutores do SESC desenvolvem a prática do badminton. Todas as atividades são gratuitas.

Confira um pouco mais sobre as origens do Badminton:

 

HISTÓRIA

Na segunda metade do século XIX, foi criado na Índia um esporte chamado poona, um jogo infantil praticado com artefatos semelhantes a raquetes e uma peteca em lugar da bola. Durante a década de 1870, militares britânicos radicados na Índia (durante o período da colonização inglesa) se interessaram pela modalidade e a levaram para a Inglaterra, onde foi se aperfeiçoando e ganhou regras, chegando à sua versão oficial. O nome Badminton foi dado após uma partida realizada na propriedade de Badminton House, pertencente ao Duque de Beaufort’s, em Gloucestershire (Inglaterra). Ao final do século XIX, foi disputada a primeira competição oficial de Badminton. Em 1934, nascia a Federação Internacional de Badminton (IBF), responsável pela regulamentação do esporte até hoje.

A partir das Olimpíadas de 1992, em Barcelona (Espanha), o Badminton passou a ser uma modalidade olímpica. Até hoje, os asiáticos são detentores do maior número de medalhas de ouro no esporte (China, 11; Indonésia, 6), sendo um esporte extremamente popular nos países daquela região. Nos Jogos Pan-Americanos, a primeira aparição do Badminton foi em 1995 (Mar Del Plata, Argentina). O esporte também se firmou nas Américas e se mantém até hoje entre as modalidades do Pan.

As principais competições de Badminton são: Copa Sudirnan (duplas masculino e feminino), Copa Thomas (duplas masculino), Copa Uber (duplas feminino) e o Campeonato Mundial de Badminton, considerada a competição mais importante do esporte.

Share.

Comments are closed.