Equipe municipal de saúde visita jovens de centro de reabilitação

Os grupos de saúde do Programa de Tuberculose e Hanseníase e do Programa de DST/Aids promoveram uma busca ativa no Desafio Jovem Jeová Rafah (JJR), local destinado a recuperação de jovens dependentes químicos.

A busca ativa consiste na visita da Vigilância Epidemiológica com o objetivo de orientar e efetivamente realizar diagnósticos para descobrir possíveis casos dessas doenças.

Na instituição JJR o grupo de Tuberculose e Hanseníase puderam orientar, por meio de uma educação interativa, os jovens internos. O conteúdo explicativo foi abordado por meio de álbuns contendo informações descontraídas e figuras relacionadas à tuberculose e à hanseníase. Após o bate-papo sobre as doenças, foi realizada a coleta de material genético para análise; que contou com a adesão total dos jovens. Os integrantes do Desafio Jovem foram também entrevistados sobre a ocorrência de manchas na pele, e encaminhados à dermatologista, com o intuito de solucionar o problema e averiguar a hipótese de hanseníase.

O grupo do programa de DST/AIDS promoveu a orientação dos jovens quanto as doenças sexualmente transmissíveis, explicando os principais sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento. Os jovens aprenderam a necessidade do preservativo em toda relação sexual e o uso correto foram os principais tópicos abordados.

Após o esclarecimento das dúvidas, todos os jovens fizeram os testes para o diagnóstico do HIV e Sífilis. Foram utilizados testes rápidos, que utilizam para análise o fluido oral, para teste de HIV, e uma gota de sangue, para teste de Sífilis. O método utilizado permitiu que os resultados fossem entregues, individual e sigilosamente, em apenas 15 minutos.