Fundo Social de Solidariedade de Lorena avalia os serviços prestados ao município durante o ano

O Fundo Social de Solidariedade de Lorena (FULOR) realizou um balanço sobre as atividades realizadas durante 2014. O relatório citou diversas ações que contribuíram para o melhor desenvolvimento do povo lorenense.

No balanço, a presidente do Fulor, Maria Claudia Diniz Marcondes, citou a 8ª Campanha de Prevenção ao Câncer, realizada pela Liga Oncológica de Taubaté, que atendeu mais de 400 pessoas, onde foram realizados 99 exames de pele, 88 de próstata, 85 de mama, 76 de boca e 65 exames de Papanicolau.

Este ano, na 18ª edição dos Jogos Regionais do Idoso, em Caraguatatuba, os atletas lorenenses da Melhor Idade terminaram na sexta colocação da classificação geral, com 72 pontos, entre outras 21 cidades.

No Outubro Rosa, mês dedicado ao combate de câncer de mama, o Fulor colaborou com atividades gratuitas como corte de cabelo, escova, chapinha, entre outras atividades. Cerca de 600 pessoas participaram das atividades na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo.

Com a implantação do projeto Horta Educativa, na Escola Municipal “Horácio Victor Bastos”, a escola recebeu uma horta com seis canteiros para que os 234 alunos do projeto aprendam, na teoria e na prática, conceitos sobre a educação ambiental e alimentação saudável.

Realizado pelo Fulor, o 1º Baile das Palmeiras Imperiais, que homenageou os 226 anos de Lorena, teve como objetivo arrecadar fundos para auxiliar uma instituição social do município. Cerca de R$10.000,00 foram arrecadados e encaminhados para a Casa de Longa Permanência- Vila Vicentina de Lorena. “Nós convidamos treze instituições para apresentar os seus projetos das quais seis participaram, e escolhemos essa instituição pelo caráter emergencial pois a instituição precisava atender às exigências da vigilância sanitária para adequar o espaço de atendimento”, ressaltou Maria Claudia.

Durante todo o ano, também foram disponibilizados os cursos de Corte e Costura, Malharia, Artesanato, Pintura em Tecido, Assistente de Cabeleireiro, Manicure, Maquiagem, Padaria Artesanal e Confeitaria. Ao todo, 873 pessoas foram capacitadas, possibilitando uma oportunidade de geração de renda.

A presidente do Fulor também lembra que, durante todo o ano, foram arrecadados cerca de 5.100 kg de alimentos que foram distribuídos para as instituições assistenciais da cidade de Lorena.

Entre os dias 8 e 19 de dezembro, funcionou a Casa de Artesanato de Natal, onde os trabalhos de artesãos e instituições do município foram expostos, além de produtos confeccionados nas oficinas do Fundo Social da Escola de Moda (Corte e Costura e Artesanato) e produtos da Padaria Artesanal foram expostos para comercialização.

Desde o dia 8 até o dia 23 de dezembro, o Trenzinho Solidário de Natal também realiza passeios no centro da cidade de Lorena, numa parceria entre o Fundo Social e a Associação Comercial Industrial de Lorena (ACIAL). O trenzinho faz os passeios entre 18h e 22h, pelo valor de R$ 2,00 (dois reais), com o objetivo de arrecadar recursos para as instituições sociais do município, além de alegrar os últimos dias do ano das crianças e munícipes de Lorena.