Concurso “Vale Viver” entrega premiações hoje no Colégio Adventista

Na noite desta terça-feira, 25, acontecem as premiações aos vencedores do concurso “Vale Viver”. No concurso, que visa a conscientização e prevenção contra drogas, álcool e fumo, e que teve como tema “Drogas, o verdadeiro custo…”, jovens entre 10 e 17 anos de diversas escolas de Lorena e região participaram do concurso, por meio de ilustrações e poesias.

De acordo com o professor Paulo Roberto Pereira, um dos responsáveis pela promoção do evento na cidade de Lorena, objetivo é fomentar na consciência dos jovens o perigo acerca dos vícios, sobretudo àqueles relacionados às drogas e o álcool. “O concurso se torna uma excelente oportunidade para esse fim, e ainda estimula o conhecimento técnico dos alunos voltado para a arte. Sem dúvida, estamos muito felizes pelos resultados alcançados até aqui”, afirma Paulo.

Ainda, segundo o professor, o concurso, que começou através do projeto “Lorena Pela Vida”, alcançou grandes proporções nos últimos anos e transcendeu as fronteiras de Lorena, estendendo-se a todas as instituições de ensino pertencentes à Diretoria Regional de Ensino de Guaratinguetá. Por essa razão, o título do concurso passou a ser chamado de “Vale Viver”.

O Secretário Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Roberto Bastos de Oliveira Júnior (Totô), parabenizou a organização e os participantes do evento e ressaltou a importância do trabalho realizado. “Temos a satisfação de mais uma realização com sucesso do concurso ‘Vale Viver’. Promovemos uma importante conscientização, celebrando a vida com milhares de crianças e jovens de inúmeras instituições de ensino da nossa região. Parabéns a todos os envolvidos e que na luta da vida possamos ser sempre parceiros”, afirmou.

O concurso foi dividido nos segmentos “poesia” e “ilustração” e nas categorias “Ensino Fundamental II” e “Ensino Médio”, onde os melhores desenhos e ilustrações de cada categoria serão premiados cada um com uma bicicleta de 18 marchas.

Um rigoroso critério de avaliação foi adotado para julgamento das produções, com atuação de três avaliadores de segmentos diferenciados, sendo um deles pertencente à Diretoria Regional de Ensino, outro da Polícia Militar, indicado pelo Movimento “Lorena Pela Vida”, e outro da Academia de Letras de Lorena. Além disso, os avaliadores não têm acesso às notas proferidas pelos demais componentes da banca, nem aos nomes dos autores dos trabalhos. Todos os autores são identificados através de pseudônimos.

O concurso foi realizado pela Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL), em parceria com o grupo “Lorena Pela Vida”, a Diretoria de Ensino de Guaratinguetá e o Colégio Adventista e a premiação acontecerá às 20h no evento “Hollywood Night”, no Colégio Adventista de Lorena.

Confira os nomes dos vencedores:

ILUSTRAÇÃO – CATEGORIA ENSINO MÉDIO:

LUIZ GUSTAVO LOPES LUCAS – “O FAZENDEIRO” – 2º ano Colégio SESI

ILUSTRAÇÃO – CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL II:

BRENDOM AUGUSTO DOS SANTOS – “WOODBOY” – 9º ano E.E. Arnolfo Azevedo

POESIA – CATEGORIA ENSINO MÉDIO:

BELARMINO – “BELAR” – 3º D – E.E. Arnolfo Azevedo – Poesia “O preço das drogas”

POESIA – CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL II:

NICOLY GONÇALVES – “NINI APPUGLIESE” – 6ª A – E.E. Arnolfo Azevedo – Poesia “O verdadeiro custo das drogas”