Escola de Lorena conscientiza alunos sobre reciclagem e coleta seletiva

Para conscientizar os alunos da 5ª série do ensino fundamental sobre a importância da reciclagem, a Escola Municipal Governador Mário Covas, de Lorena, iniciou na última quinta-feira, 20, a implantação de lixeiras seletivas como parte das ações do projeto Let’s Recycle (Vamos Reciclar).

As atividades acontecerão durante as aulas de Língua Inglesa e envolverão 26 estudantes, com o objetivo de alertar para a importância de preservar o meio ambiente e para os recentes acontecimentos ligados à má conservação da natureza.

De acordo com Luciana Couceiro de Proença, mediadora de Língua Estrangeira da empresa Planeta Educação, parceira da Prefeitura no desenvolvimento do projeto, a ideia do Let’s Recycle surgiu de uma análise do atual cenário ambiental de Lorena. “A escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e trabalhar um projeto de conscientização e valorização do meio Ambiente é fundamental para conscientizar a comunidade escolar sobre como o homem deve estar inserido nessa transformação. Preservar o planeta é preservar a vida”, explica.

Para envolver os alunos nas atividades propostas,o projeto será desenvolvido em etapas, sendo quatro aulas, com um ensino de forma criativa e lúdica. O tema será apresentado aos estudantes pelos próprios educadores – com foco na coleta seletiva e na reciclagem – sempre com espaço para esclarecimento de dúvidas, usando recursos de áudio.

O próximo passo será uma oficina de Ecobags confeccionadas a partir de materiais recicláveis. Por fim, a conclusão do projeto com a implantação das lixeiras e a apresentação da música que os alunos trabalharam.

A ação acontece dentro da sala de aula, mas o resultado irá beneficiar toda a comunidade escolar por meio da disseminação do conhecimento adquirido pelos educandos no ambiente familiar e para os amigos.

“O forte desejo de sustentabilidade deve ser algo bastante presente nos hábitos das pessoas para que possamos desfrutar e, ao mesmo tempo, deixar um mundo mais sadio para as próximas gerações. Começar pelas crianças faz toda a diferença, visto que elas são o futuro próximo”, conclui a mediadora Luciana Proença.