Lorena conta com nova estratégia para eliminar pernilongos

Lorena adotou uma nova estratégia para combater a infestação massiva de mosquito do gênero Culex (pernilongo comum), em Lorena. A ação consiste na aplicação de um larvicida biodegradável nas águas dos principais córregos da cidade. O produto é pulverizado diretamente nas águas paradas e o larvicida elimina o mosquito ainda na fase da larva.

De acordo com o coordenador do Controle de Vetores, Edimilson Vasconcelos, o produto, por ser biodegradável, não traz nenhum prejuízo às águas ou a vegetação e é nocivo apenas à larva.

As ações de pulverização estão priorizando os rios que passam pelo perímetro urbano e que, além disso, possuem habitações em suas margens. A aplicação, que teve início no dia 30 de outubro, já foi feita em toda a extensão urbana do córrego Mandi e agora seguirá para o Ribeirão Taboão. A ação tem término previsto para o dia 4 de novembro.

O Coordenador do Controle de Vetores explica também que o objetivo dessa ação é estabelecer um controle da infestação, eliminando o mosquito assim que ele nasce, impedindo que o mesmo chegue à fase adulta.

“A população pode contribuir diretamente com a erradicação dos pernilongos, não jogando lixo nos rios e córregos, pois os entulhos acabam interrompendo o fluxo normal da água e criando pequenas represas favoráveis ao criadouro do mosquito”, acrescenta Edmilson. A população pode ainda instalar telas nas janelas e nas portas para impedir a entrada de pernilongos em suas residências, assim como ficar atento aos horários de passagem do carro do fumacê para abrir toda a casa, deixando que o produto elimine os pernilongos adultos.