Com o tema Halloween, alunos de Lorena aprendem a reciclar

Projeto alia o aprendizado sobre cultura, meio ambiente e língua inglesa

A conscientização sobre a preservação do meio ambiente não é um assunto abordado apenas na disciplina de Geografia. Alunos da Escola Municipal Professor Ruy Brasil Pereira, de Lorena, têm aprendido sobre o tema durante as aulas de Língua Inglesa por meio do projeto “A cultura do Halloween vivenciada por meio da reciclagem”.

Devido à grande importância do assunto e à necessidade de conscientizar cada vez mais as crianças, a professora Cláudia Fernandes, do 5º ano do Ensino Fundamental e a mediadora de Língua Inglesa, Aline Torres, desenvolvem o projeto que mescla diversos aspectos como: cultura, meio ambiente, reciclagem e o inglês.

“Contextualizar o aprendizado da Língua com a cultura é bastante significativo para os alunos. O tema desenvolvido vem de encontro, ainda, com a grande preocupação do momento: nossos recursos naturais. Unir isso com às aulas de Inglês foi uma ideia que deu bastante certo e deixou os alunos muito conscientes e interessados”, relata a professora Cláudia Fernandes.

Durante o projeto, os alunos aprendem sobre a origem do Halloween, que é comemorado nos Estados Unidos no dia 31 de outubro, os costumes e personagens, aliando o conhecimento do inglês com a cultura. Para aliar o tema ao meio ambiente, eles utilizam materiais recicláveis na construção das atividades.

“É de efetiva importância fazer com que os alunos aprendam enquanto brincam. Unindo cultura com sustentabilidade, o aprendizado torna-se ainda mais completo e abrangente”, afirma a mediadora Aline Torres.

Ao final do projeto, que é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a empresa Planeta Educação, as peças criadas serão expostas na escola e as crianças poderão comemorar o Halloween com comidas e bebidas típicas da ocasião.