Lorena consegue economia de até 40% no consumo de água nos prédios públicos municipais após colocar em prática plano de economia de água

Os prédios públicos municipais de Lorena estão conseguindo economizar até 40% no consumo diário de água. Esse resultado foi alcançado após ter sido implantado um plano de economia, onde são realizados diariamente monitoramentos do consumo de água em todos os prédios públicos.

A primeira etapa na implementação do plano foi identificar as contas de água de maior valor. Com isso, foram feitas verificações completas nos locais que apresentaram maior gasto, onde foram checadas todas as saídas de água em pias, torneiras, sanitários e bebedouros.

Com o levantamento desses dados e a constatação de que o maior problema estava nas escolas, a Secretaria de Finanças realizou uma reunião com todas as diretoras e coordenadoras das escolas municipais para orientar sobre as medidas para reverter o consumo excessivo.

Após a distribuição de planilhas, as escolas começaram a ter registrada diariamente a leitura do hidrômetro, e os dados também eram repassadas à Secretaria de Finanças. Segundo o Secretário Francisco Cordeiro, o resultado foi positivo.

“Caso um gasto excessivo de água fosse identificado de um dia para o outro, era imediatamente enviado um profissional para realizar os reparos necessários. Assim, a partir do monitoramento constante de gastos, surgiu um incentivo por parte das próprias coordenadoras e diretoras das escolas que perceberam uma evolução considerável na redução do valor das contas”, explica Francisco.

Com a implantação dessas medidas, já foi identificada uma redução de até 40% do consumo diário e o objetivo ainda é chegar a uma redução de 50% e a identificação de apenas um ou dois problemas com a parte hídrica por mês.