Lorena coloca em prática plano de prevenção e combate às enchentes para temporada de chuvas

O período que compreende Novembro a Abril possuí um elevado índice pluviométrico que muitas vezes prejudica as cidades alagando e obstruindo ruas, invadindo casas, e, no pior dos casos, causando mortes. Pensando na segurança da população, a prefeitura de Lorena colocou em prática o PPCE, Plano Preventivo de Combate às Enchentes, que tem como principal objetivo minimizar os efeitos das chuvas e evitar catástrofes.

O PPCE da prefeitura de Lorena é organizado em nove grupos temáticos, que visam otimizar os recursos e a eficácia da atuação.

O grupo principal é nomeado Grupo de Coordenação Geral do Plano, que é operado diretamente do gabinete do prefeito. As ações entram em vigor dia primeiro de novembro de 2014 e permanecem até 15 de abril de 2015. Portanto, já é emitido estado de observação, quando são emitidos boletins diários com a previsão do tempo, primeiro estágio dos quatro tipos de alerta.

Outros oito grupos trabalham juntamente com o Grupo de Coordenação Geral do Plano: Grupo de Urgência e Emergência, Grupo de Apoio e Assistência de Ajuda Humanitária, Grupo de Apoio aos Serviços Públicos, Grupo de Trânsito e Transportes, Grupo de Mobilização e por fim o Grupo de Comunicação.

Demais procedimentos

Quando identifica-se um volume de chuva excessivo aproximando-se ou já causando alguma mudança na bacia hidrográfica local, é decretado estado de atenção. O próximo estado, o de alerta, é emitido quando acontece um transbordamento fluvial. Chegando ao último, e de maior grau, o estado de alerta máximo, que é acionado quando as águas invadem domicílios, vias públicas, provocam vítimas e outras tragédias, tal estado pode ser comparado com o de calamidade pública, onde somente as forças municipais não são capazes de conter as adversidades.

Histórico

A situação mais grave relacionada ao grande volume de chuvas, já registrada na cidade de Lorena, foi a queda da ponte da USP ocorrida em 2009. Para este ano, o chefe de gabinete Fernando Romeiro afirma que há previsão de interferência do fenômeno metereológico El Niño, que provocará aquecimento das águas do pacífico e consequente aumento das temperaturas, provocando pancadas de chuva fortes que poderão prejudicar a população. Fernando ressalta que estão sendo tomadas todas as precauções cabíveis para que se evite ao máximo a ocorrência de qualquer tragédia.