Alunos da zona rural de produzem jornal impresso “Belarmina News”

Trabalhar em equipe, desenvolver uma visão crítica e estimular a produção textual. São esses os objetivos do projeto Interdisciplinar de Língua Portuguesa e Informática Educacional desenvolvido na Escola Municipal Belarmina Fernandes Borges, na zona rural de Lorena, com o apoio da Prefeitura.

O projeto, que teve início em agosto e se estende até novembro, tem como produto final o Belarmina News – jornal impresso produzido por 48 crianças do 6º ao 9 º ano do Ensino Fundamental II.

O Belarmina News é composto por diversas editorias como noticiário, cultura, ciência e tecnologia, turismo, túnel do tempo, esporte e arte. Durante as aulas de Informática Educacional e Produção de Texto, os alunosproduzem os textos no editor de texto Writer e finalizam com a diagramação no software Adobe InDesign .

“As atividades são realizadas em grupo e estimulam os estudantes a lidarem com a liderança, a subordinação, a tomada de decisões e a busca pelo conhecimento”, afirma Cleiton Fabrício dos Santos, mediador de Informática Educacional.

O jornal é bimestral e a primeira edição saiu em setembro. “Foi muito interessante a maneira como o desenvolvimento desta primeira edição do Belarmina News envolveu os alunos do Ensino Fundamental II. A empolgação tomou conta do ambiente escolar”, relata Melissa Pereira Miranda, professora de Produção de Texto.

A construção da próxima edição do jornal acontece até novembro e a previsão é de que esteja pronto para ser distribuído no final do mês. “Acredito que, em virtude do resultado obtido com esta primeira edição, podemos esperar algo mais elaborado para a próxima, do 4º bimestre, prevista para ser distribuída no final de novembro”, ressalta a coordenadora.