Secretaria do Meio Ambiente e setor de Fiscalização da prefeitura realizam conscientização contra ruídos

A Secretaria de Meio Ambiente (Semear) e o setor de Fiscalização de Lorena realizaram hoje (24), no dia em que se comemora o Dia Internacional do Silêncio, uma ação de conscientização contra o ruído, na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo.

DSC_5455

Pedestres, motoristas e proprietários de estabelecimentos comerciais receberam instruções da fiscalização municipal, do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da Polícia Militar sobre as normas da cidade em relação à Lei Municipal do Silêncio.

DSC_5477

Ações simples, como não voltar as caixas de som para o lado externo do estabelecimento, reduzir o volume de sons e músicas após as 22h e respeitar as passagens próximas a igrejas e hospitais colaboram com o bem estar dos cidadãos.

Denúncia. Para denunciar o uso abusivo de aparelhos sonoros que perturbem o sossego, o morador lorenense deve ligar para a Semear e registrar a queixa. O telefone é 12-3185-3518.

O órgão municipal, juntamente com a Polícia Militar, fará o agendamento para ir ao local para averiguação.

Se, por exemplo, uma casa noturna faz uso contínuo de som alto, o estabelecimento deve providenciar revestimento acústico para não incomodar a vizinhança. Após a primeira vistoria, a fiscalização e a Polícia Militar farão outra visita, 60 dias depois, para verificar se o revestimento foi providenciado. Caso contrário, o estabelecimento terá a autorização de funcionamento caçada.

DSC_5456

Saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ruído é considerado um problema mundial de saúde pública, sendo a segunda causa de poluição que mais afeta o planeta, atrás apenas da poluição do ar. Com isso, vem crescendo a incidência de perdas auditivas causadas pelo ruído, inclusive em crianças e adolescentes.

Segundo a OMS, cerca de 120 milhões de pessoas no mundo têm a audição afetada pelo ruído. Além disso, o ruído em excesso também causa doenças como stress, insônia, irritabilidade, pressão alta, problemas cardíacos e nas cordas vocais, interferindo diretamente no funcionamento do organismo e na qualidade de vida. (fonte: Associação Brasileira para a Qualidade Acústica).