SADS e Subsecretaria de Infância e Juventude apontam ganhos de projeto implementado na Fundação Casa

Há cerca de um mês, a Subsecretaria de Infância e Juventude, em parceria com a ONG lorenense Dialogare, vem realizando, na Fundação Casa, um projeto socioeducativo denominado ‘DialogAção’, que proporciona aos jovens a oportunidade de debate sobre temas voltados à juventude.

A proposta foi uma iniciativa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) e Subsecretaria de Infância e Juventude, ligada à SADS. Para isto, foi garantido apoio por parte da fundação, além de outras ONGs (organizações não governamentais).

Um dos objetivos do projeto é nortear os jovens, tendo como referência a SADS para que, ao retornarem à sociedade, os jovens saibam onde ter acesso às informações referentes a programas assistenciais e permaneçam tendo apoio e direcionamento profissional por meio de programas de qualificação.

Toda semana, internos são divididos em dois grupos. A cada semana, um grupo participa da atividade. O encontro dura, em média, uma hora e meia.

Nele, são promovidos debates abordando temas como ética, cidadania, mercado de trabalho, família, o auxílio de atividades como a arte e terapia, música, psicodrama, terapia comunitária, fundamentadas em abordagens de grupo, entre outras.

Segundo o Subsecretário de Infância e Juventude, Marcos Urioste, o trabalho é desafiador. “No início, enfrentamos muita resistência por parte dos jovens, mas, em um mês, já notamos expressivos resultados. Eles percebem a seriedade, e tem diminuído a resistência. Quando acaba o encontro, eles têm procurado os coordenadores”. Urioste também enfatizou a importância da ação integrada entre as ONGs e colaboradores para que os jovens saiam da Fundação Casa com uma mentalidade diferente.

O projeto está aberto a voluntários. Os interessados podem procurar a Subsecretaria de Infância e Juventude na Av. Godói Neto, nº 480, Olaria, ou pelo telefone 12-3153-2400 / 3153-2078.