Prefeitura de Lorena inicia novo ciclo no ensino municipal

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Educação (SMEL), fará no próximo dia 15, às 18h, a cerimônia de entrega da reforma da Escola Municipal Geraldo José Rodrigues Alckmin e apresentará oficialmente à comunidade o ‘Programa Aluno em Tempo Integral’, que terá inicio na unidade escolar no dia 16.

Além de alunos, pais e professores, participarão do evento o prefeito Fábio Marcondes, a Secretária de Educação, Maria Aparecida Ramiro Nogueira, o Secretário de Obras e Planejamento Urbano, Marcos Anjos, entre outras presenças.

De acordo com um levantamento realizado no ano passado a respeito do estado de conservação das unidades escolares municipais, a EM Geraldo Alckmin foi a que mais necessitava de reparos urgentes.

A obra, iniciada em janeiro deste ano, revitalizou o prédio, em uma área de 3.047,90 m², incluindo a quadra poliesportiva, que foi totalmente reformada. Assim, a Prefeitura de Lorena passa a oferecer um grande espaço de lazer e aprendizado para os alunos.

E.M. Geraldo José Rodrigues Alckmin

Integral. O serviço de recuperação do prédio vem ao encontro de uma iniciativa que pretende dar novo rumo à educação municipal, que é o início dos trabalhos do ‘Programa Aluno em Tempo Integral’. Isso porque, após a reforma, o prédio da EM Geraldo Alckmin passa a oferecer um ambiente adequado ao aprendizado e maior tempo de permanência dos alunos na escola, diretrizes do projeto.

Aluno em Tempo Integral

O programa será implantado, inicialmente, em quatro escolas municipais. Além da EM Geraldo Alckmin, serão contempladas, num primeiro momento, as escolas municipais Professora Adelina Alves Ferraz, Horácio Victor Bastos e Professor Ruy Brasil Pereira.

Neste novo método de trabalho, ao optar pelo programa, o aluno cumprirá o mínimo de 10 horas de atividades complementares distribuídas durante a semana, além do horário regular de aula.

Até o momento, mais da metade dos estudantes da unidade já aderiram ao programa.

Vão ser oferecidas atividades esportivas e educativas. A princípio, os alunos participarão das modalidades capoeira, vôlei, basquete, ballet, atletismo, futsal, além de iniciação à música e horta educativa.

As escolas farão o acompanhamento pedagógico, trabalhando atividades diversificadas, como a assistência às tarefas, jogos pedagógicos, projetos de leitura, entre outras.

EJA. Além do Ensino Fundamental nessas unidades, o programa vai beneficiar estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA), com alunos especiais da Escola Municipal Profissionalizante Milton Ballerini (EMP).

Neste caso, foi realizada uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade para que os alunos possam participar de oficinas artesanais, como a de padaria, confeitaria, beleza, e também de alguns cursos profissionalizantes da EMP.