Lorena participa da 3ª Câmara Temática de Mineração

Foi realizada ontem (31), em Guaratinguetá, a 3ª Câmera Temática de Mineração, e Lorena foi representada pelo Secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal.

Na ocasião foi apresentado o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) que enfatizou o trabalho do órgão com relação às devidas autorizações para pesquisa de minério no país ou região.

Ocorreu também, uma apresentação da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), responsável por conceder as devidas licenças ambientais para a mineração no estado.

As discussões entre os presentes ocorreram focando a preocupação com relação à extração minerária em nossa região. A reunião vem de encontro aos anseios dos municípios para que então seja possível tomarem decisões fundamentadas com relação às devidas autorizações para extração de minérios.

O objetivo da reunião, e das demais virão, será ouvir os municípios, entidades ambientalistas e a sociedade organizada com a finalidade de efetuar um mapeamento da região com áreas pré-estabelecidas para a extração mineraria. Para isto, a região Metropolitana do Litoral Norte e Vale do Paraíba, têm organizando estes encontros visando levantar informações que viabilizem esta atividade em nossa região, em comum acordo com os municípios.

Segundo o secretário de meio ambiente, a reunião auxiliou no que diz respeito a verificar os avanços, bem como informações relacionadas a e exploração de minério, leis, etc. Além de pontuar os sérios problemas que esta atividade exerce quanto ao nível de impacto ambiental quando não realizada dentro de procedimentos técnicos.

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), é o responsável pela elaboração do Mapa da região, previsto para ser entregue para as prefeituras a partir de Setembro.