Lorena participa de evento em São Paulo em apoio à aprovação de projetos para dar mais condições a municípios com potencial turístico

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico (SDET), esteve presente em encontro promovido pela Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no último dia 18/03. A assessora da SDET, Patrícia Vezzaro, representou o município.

A Fremitur, como é chamada, reuniu representantes de 108 cidades turísticas paulistas pela aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 32/2012 e da Proposta de Emenda Constitucional nº 11/2013. Prefeitos, representantes de prefeituras, vereadores, dirigentes de turismo e lideranças que apoiam as propostas participaram em encontro, com a presença de parlamentares e representantes do governo do Estado.

“O represamento de inúmeros projetos nesta Casa que visam a classificação de municípios como estâncias e o engajamento de centenas de lideranças municipais na luta da Fremitur demonstram a urgente necessidade de alteração da legislação em vigor para que mais municípios com vocação turística possam ser reconhecidos pelo Estado”, ressaltou o deputado estadual João Caramez, coordenarod da frente.

Segundo ele, o PLC 32/12 e a PEC 11/13 beneficiarão os municípios com vocação turística que, com mais recursos e gestão eficiente, poderão oferecer melhores condições para o cidadão local e aos visitantes.

Dentre as principais inovações do PLC está a adoção de uma nova categoria de município turístico, que é o Município de Interesse Turístico, e o Projeto de Lei Revisional, que propiciará uma alternância entre as estâncias turísticas e os MIT, com base em um ranqueamento a ser elaborado a cada três anos.

“A participação de Lorena nessa reunião é de grande importância, tendo em vista que fazemos parte no Circuito Turístico Religioso do Estado de São Paulo, projeto que atrai 12 milhões de turistas ano. Estamos trabalhando para atrair esses turistas ao nosso município para conhecer atrativos como o Santuário de São Benedito, o único dedicado ao Santo em todo o hemisfério Sul, a Catedral Nossa Senhora da Piedade, Igreja do Rosário, entre outros. Acredito que com a possibilidade de pleitear o título de município de Interesse Turístico, conseguiremos desenvolver e estruturar Lorena para bem receber os visitantes”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Lorena, Luis Gustavo Rodrigues.

Além de Lorena, participaram do encontro Buritama, Adolfo, Pedreira, Pratânia, Boituva, Echaporã, Piedade, Santa Maria da Serra, Piracaia, Itirapina, Monteiro Lobato, Conchas, Tatuí, Assis, Santa Branca, Cesário Lange, Ipeúna, Jaú, Paraguaçu Paulista, Patrocínio Paulista, Brodowski, Itapecerica da Serra, Guarulhos, Itupeva, Capão Bonito, Brotas, São Bernardo do Campo, Olímpia, Laranjal Paulista, Araçatuba, Bom Jesus dos Perdões, Barretos, Itatiba, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Anhembi, São José dos Campos, Santa Branca, São Miguel Arcanjo, Iporanga, Cachoeira Paulista, Mairiporã, Sertãozinho, Guaratinguetá, Borborema, Iacanga, Sabino, Lins, Gália, Itariri, Três Fronteiras, Santo Antônio da Alegria, Rifaina, São Simão, Cabreúva, Matão, Botucatu, Porto Ferreira, Rico Claro, Santa Cruz da Conceição, Taubaté, Queluz, Itararé, Pederneiras, Nazaré Paulista, Bom Sucesso de Itararé, Barra do Turvo, Juquiá, Tapuaí, Pirassununga, Jundiaí, Lucélia, Guaira, entre outras.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado estadual Samuel Moreira, que recebeu uma camiseta do movimento “Aprovação Já” ao PLC 32/12 e PEC 11/13, falou do empenho da Casa de Leis para votar as propostas. “Sentimos que há disposição grande dos líderes para aprovar essas propostas. Tenham certeza, que nos empenharemos pela aprovação”, disse Moreira.