Grupo de combate a danos e prejuízos com enchentes da Prefeitura de Lorena minimiza riscos e presta assistência à população

O estado de atenção para enchente em Lorena, decretado nesta quinta-feira (05) pela coordenação do Plano Preventivo de Combate à Enchente (PPCE), desencadeou uma série de ações conjuntas de secretarias e departamentos da prefeitura. Todos os trabalhos fazem parte das atividades estabelecidas pelo PPCE, lançado em outubro deste ano, em uma iniciativa inédita no município, envolvendo órgãos públicos, privados, voluntários e população, sob gerenciamento do Gabinete Municipal.

Assim que as ocorrências começaram a ser registradas, foi acionado o Grupo de Apoio aos Serviços Públicos, coordenado pela Secretaria de Serviços Municipais, Agricultura e Desenvolvimento Rural. Iniciou-se, então, a remoção de árvores derrubadas pelos fortes ventos.

Em articulação com a EDP Bandeirante, o grupo atendeu ocorrências que afetaram linhas de transmissão de energia. O Corpo de Bombeiros, integrante do PPCE, também participou de atendimentos.

A Defesa Civil percorreu vários bairros de Lorena para averiguar a situação e informar a coordenação do PPCE a respeito dos problemas mais graves.

Os grupos de Ajuda Humanitária e de Saúde, juntamente com a Vigilância Sanitária, enviaram, no início da manhã desta sexta-feira, equipes para os trabalhos de limpeza e orientações para a população atingida evitar doenças causadas pelas enchentes.

Foto 01

Histórico. Por volta de 19h de ontem, houve registro de queda de granizo em alguns bairros. O índice pluviométrico foi de 58 mm, de acordo com a Defesa Civil.

A ocorrência de maior relevância foi no Parque das Rodovias, na Vila Vicentina, onde a chuva atingiu casas.

O prefeito Fábio Marcondes esteve no local na manhã desta sexta-feira e em outros pontos para avaliar o problema e conversar com as pessoas, explicando que, apesar das obras já iniciadas para dar mais vazão à água e evitar transbordamentos, alguns trabalhos que não foram possíveis este ano serão realizados nos próximos meses.

O Grupo de Emergência e a Defesa Civil também foram ao bairro. Não houve a necessidade de remoção nem atendimento emergencial às famílias locais.

Caso fosse necessário prestar este tipo de socorro, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social estava de prontidão, com ajuda de pessoal e material, conforme as diretrizes do plano, que prevê trabalhos desde os primeiros auxílios até o acompanhamento de vítimas de enchentes para, se preciso, saírem das áreas de risco.

Clima. As instabilidades que atingiram Lorena e região estão associadas à propagação de uma frente fria sobre o oceano.

A chuva desta quinta foi acompanhada de rajadas de vento, contribuindo com a queda de árvores na Avenida Peixoto de Castro, Rua Francisco de Paula Ferrari, Rua Manuel Prudente com Rua 21 de Abril, Avenida Bernardino de Campos, Rua Dom Bosco, entorno do Fórum, CECAP, entre outros pontos da cidade.

Foto 02