Secretaria de Meio Ambiente interrompe operação de empresa que realizava cortes ilegais de árvores nativas na nascente do Rio Mandi

0

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, identificou, no último dia 26 de novembro, cortes ilegais de árvores nativas sendo realizados na nascente do Rio Mandi.

Durante as vistorias rotineiras realizadas pela secretaria, o engenheiro ambiental Helder Aquino constatou que a empresa CCA – Serviços e Comércio Ltda, de Resende (RJ), a serviço da empresa Furnas Centrais Elétricas, estava no local cortando ilegalmente árvores nativas de diversas espécies.

A ação ilegal foi confirmada pela Polícia Ambiental, segundo informações do Boletim de Ocorrência.

Os cortes estavam sendo realizados em área de preservação ambiental, onde, devido a contrato firmado e cumprido pela atual gestão com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), foram plantadas 16 mil mudas de árvores nativas.

meio_amb_01

A Secretaria de Meio Ambiente entrou em contato com a empresa CCA, e a mesma apresentou documentação que não estava legível no que se refere aos cortes das árvores autorizados por meio de documentos emitidos pelo IBAMA de Brasília em 05 de março de 2010, mas a cidade de Lorena não constava na documentação.

Após analisar a documentação, o Secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, solicitou a interdição dos cortes e a suspensão de novos.

Tomadas as devidas providências, a Secretaria de Meio Ambiente aguarda posicionamento da Polícia Ambiental e da empresa para realizar os próximos procedimentos.

O Secretário de Meio Ambiente ressalta que, em nenhum momento, ele e nenhum funcionário da secretaria foram procurados pela empresa para autorizar os cortes das árvores.

meio_amb_02

Share.

Comments are closed.