Programação do Carnaval 2014 em Lorena tem atrações durante quatro dias

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Cultura e Subsecretaria de Eventos, definiu, em reunião nesta quinta (20), a programação do Carnaval 2014. Também foram apresentadas as regras e recomendações às agremiações, e sanadas as dúvidas quanto ao regulamento, em especial, sobre as penalidades.

Estiveram presentes no encontro representantes da Comissão de Carnaval, presidentes e outros integrantes das escolas de samba e de blocos carnavalescos.

Nos dois primeiros dias, a animação ficará por conta dos blocos. No terceiro e quarto dias, será a vez das escolas se apresentarem na Avenida Targino Vilela Nunes. Confira a programação abaixo.

Carnaval Lorena 2014 – A alegria de volta

1º Dia – Sábado, dia 1º – 21h
 
Bloco Arco-Íris
Bloco 100%

2º Dia – Domingo, dia 02 – 21h
 
Bloco Vai querer

3º Dia – Segunda, dia 03
 
Desfile das escolas do 2º Grupo
Gavião Imperial (21h)
União São João (22h)
Império do Vinagre (23h)

4º Dia – Terça, dia 04
 
Desfile das escolas do 1º Grupo (21h)
Portela (21h)
Nova Lorena (22h)
Acadêmicos (23h)
Estrela Dalva (00h)
Vila Nunes (1h)

Horários. Os desfiles começarão rigorosamente às 21h, sendo que atrasos serão revertidos em perda de pontos para a escola, salvo se o problema for externo, como, por exemplo, mau tempo, ou eventuais falhas com a energia elétrica ou som.

Cada escola terá 45 minutos para apresentar-se, devendo ficar na avenida por, no mínimo, 30 minutos.

As escolas do primeiro grupo terão que apresentar, obrigatoriamente, dois carros alegóricos e 200 integrantes, no mínimo. As agremiações do segundo grupo terão que desfilar com ao menos um carro alegórico e 100 pessoas.

Para avaliação, serão contratados cinco jurados, e, segundo o Presidente da Comissão de Carnaval, Benedito Marcondes, o currículo deles está sendo analisado. Estes profissionais terão que assinar um termo de compromisso. Se houver suspeita de favorecimento a qualquer escola, o jurado responderá judicialmente. “Haverá legalidade em todo o processo” disse o Presidente da Comissão.

Um jurado ficará exclusivamente por conta da bateria, e os demais vão julgar, cada um, dois quesitos: comissão de frente, mestre sala e porta bandeira, harmonia, evolução, samba enredo, enredo, fantasia e alegoria.

O critério de desempate será a pontuação individual nos critérios citados acima, nesta mesma ordem, segundo medida acordada em votação democrática entre escolas e blocos.

O Presidente da Comissão de Carnaval ressaltou que, desde o planejamento, iniciado em 2013, o objetivo é fazer a festa de forma transparente, organizada, com a correta aplicação das verbas, visto que existe recurso específico para festas culturais que não pode ser utilizado de outra forma.

Benedito Marcondes completou dizendo que o rigor também se dará na prestação de contas que as escolas deverão apresentar após o Carnaval, para justificar os gastos com a festa.

Estrutura. Quem prestigiar a folia na Avenida Targino Vilella Nunes encontrará uma estrutura de iluminação, som, médicos, enfermeiros, seguranças, brigadistas, bombeiros, guardas municipais, e o apoio da Polícia Militar.

Nas ruas transversais, estarão as barracas de lanches e bebidas. Os interessados em comercializar alimentos no local, deverão procurar o setor de Tributação da Prefeitura. Clique aqui e confira como funcionará este processo.