Defesa Civil de Lorena apaga focos de queimada no bairro Ponte Nova

0

Equipes da Defesa Civil de Lorena foram acionadas na tarde de quinta-feira (23) por moradores do bairro Ponte Nova para a contenção de dois focos de queimada. Os trabalhos foram iniciados as 14h e encerrados as 18h.

A Secretaria de Segurança de Lorena alerta: as chamas contidas com mais facilidade pois a equipe da Defesa Civil foi acionada rapidamente. De acordo com o secretário da pasta, Tenente Amauri, um dos focos de queimada chegou a consumir 10 (dez) alqueires, com risco de chegar à mata nativa. Confira o vídeo:

Crime Ambiental

Queimada é crime: provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental definido no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, com previsão de pena de reclusão de dois a quatro anos. Já o artigo 250 do Código Penal estabelece que causar incêndio expondo a vida, integridade física ou patrimônio de outro a perigo sujeita o infrator à reclusão de 03 (três) a 06 (seis) anos.

Riscos à Saúde

Vale lembrar que, além de trazer prejuízos ao meio ambiente, as queimadas são muito danosas à saúde. Isso porque a fumaça causada por elas pode agravar doenças respiratórias, como asma, bronquite, rinite e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) – em alguns casos, ela pode até mesmo provocá-las em indivíduos sadios, pois as partículas presentes na fumaça são formadas de compostos químicos que, ao serem inalados, afetam o sistema respiratório, prejudicando as trocas gasosas (oxigênio/gás carbônico). Entre os sintomas mais comuns provocado pela inalação de fumaça de queimadas são tosse seca, falta de ar, dificuldade para respirar, dor e ardência na garganta, rouquidão, dor de cabeça, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos. O contato com a fumaça também pode causar alergias, pneumonia, problemas cardiovasculares e insuficiência respiratória.

Denuncie

A Prefeitura de Lorena informa que casos como estes podem e devem ser denunciados. O cidadão lorenense pode acionar a Defesa Civil ligando para o 153, telefone do COI, e pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

 

Share.

Leave A Reply