23º Batalhão de Policia Militar tem nova comandante; solenidade de troca de comando aconteceu nesta manhã (13)

(Fotos: Gabriel Carvalho)

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (13), a solenidade de troca de comando do 23º Batalhão de Policia Militar, que administra Aparecida, Guaratinguetá, Lorena e cidades do vale histórico. Durante a solenidade, a Tenente Coronel PM Sônia Paula Baptista Hamad Leandro foi oficializada como a nova comandante do batalhão. Ela já havia assumido os trabalhos na região desde o último mês de setembro. Na época, a Tenente Coronel Paula esteve, acompanhada do Capitão Nogueira e do Secretário de Segurança, Major Lescura, no gabinete municipal, quando recebeu as boas-vindas do prefeito Fábio Marcondes.

IMG_20191113_110554168_HDRNesta manhã o prefeito de Lorena, que esteve presente na cerimônia juntamente com o secretário Lescura, reiterou oficialmente as boas-vindas e seus votos de sucesso, além da disponibilidade para a continuidade das parcerias entre segurança municipal e Polícia Militar. “Temos conseguido uma redução considerável no índice da criminalidade em relação ao mesmo período do ano passado. Isso se dá em virtude das ações conjuntas entre Secretaria de Segurança e Policia Militar e dos investimentos que a prefeitura tem feito na segurança pública, como por exemplo o videomonitoramento, que permite uma ação imediata da Guarda Civil Municipal e Policia Militar no momento da ocorrência, a implantação de telefone 153 para acionar a Guarda Civil Municipal e outras.”

Novas estratégias

Vale mencionar que o Major Lescura e o secretário de trânsito e transportes, Norival Souza Junior, estiveram em Indaiatuba (SP), no último dia 06, para visitar as instalações do Centro de Operações e Inteligência (COI) da cidade, a fim de conhecer as ferramentas empregadas e definir possibilidades para Lorena. Semanalmente, a cidade tem integrado ações estratégicas entre GCM, Secretaria de Trânsito e Polícia Militar.

Solenidade de troca de comando

IMG_20191113_101600390_HDR

A solenidade contou com a presença de autoridades nacionais, estaduais e municipais da região. A cerimônia teve início às 10h com o hasteamento da Bandeira Nacional e a entoação do Hino Nacional. Em seguida, foi feito o ato de exoneração do Coronel PM Leandro Lessa Leandro, que comandava o batalhão até então. Após o acontecimento, o coronel é transferido para Mogi das Cruzes  (SP), e assume o posto de Chefe do Estado Maior, na região do CPA/M-12.

IMG_20191113_103035412_HDR

Após o ato, foi dada a palavra a nova comandante que falou da alegria de poder estar à frente de uma unidade significativa para sua história, uma vez que a policial cresceu na região e construiu a maior parte de sua carreira militar no vale do paraíba, tendo sido, por diversas vezes, premiada por suas ações.

IMG_20191113_102347410_HDR

Por fim, a troca foi oficializada pelo Coronel PM José Eduardo Stanelis de Aquino, comandante do CPI-1, que administra todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte. Após a oficialização, a tropa foi apresentada à nova comandante e foi dado o encerramento da solenidade com um desfile.