Prefeitura intensifica ações de combate à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya no município

Imagens: Allen Junqueira

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações de combate a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya no município. Neste mês de outubro, a vigilância realiza uma atividade denominada ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que informa o registro de infestação e locais de reprodução do mosquito Aedes Aegypti na cidade, ou seja, o objetivo desta ação é a identificação das larvas, quando encontradas.

Esta semana teve inicio uma ação com os agentes de campo para vistoriar as residências previamente selecionadas através de sorteio do sistema de informação onde consta o cadastramento de todos os imóveis. A meta é concluir o trabalho até o final de outubro de 2019. Durante a visita, além da orientação fornecida, quando há necessidade os agentes aplicam larvicida nos criadouros. Os funcionários que realizam as vistorias estarão uniformizados e identificados.

Em outubro de 2018, Lorena registrou um índice de infestação da dengue com média 3,9, ou seja, a cada 100 casas vistoriadas, aproximadamente quatro registraram criadouros com larvas do Aedes aegypti. Este índice está muito maior do que o preconizado pelo Ministério da Saúde como satisfatório, cuja recomendação é menor que 1. Por isso, ações casa a casa executadas pelos agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde são fundamentais para prevenção, além do trabalho em parceria com demais Secretarias, como Educação e Serviços Urbanos, onde as atividades de orientação e limpeza urbana são ininterruptas.

A Secretaria de Saúde pede aos moradores que façam vistorias em ralos, pratos de plantas, bebedouros, pneus e outros pontos que possam ter água parada e que são propícios à proliferação da dengue. É importante ressaltar que 90% dos criadouros da dengue estão nas residências e, com as chuvas e temperaturas elevadas neste período do ano, é maior o favorecimento para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Destacamos também que o trabalho diário e a responsabilidade é de todos!